São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Fiat, redução é aceita

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, concordou ontem com a proposta da Fiat Automóveis de reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas e 40 minutos.
Com a redução da jornada, o objetivo da montadora é extinguir a ociosidade na troca dos turnos da noite. Os trabalhadores que começam a trabalhar às 22h27 tinham de esperar até a meia-noite, horário de saída do turno anterior.
O acordo não prevê a redução de salários em troca da redução média de 10% do horário de serviço dos 19 mil trabalhadores da montadora.
Segundo a Fiat, a proposta tinha sido apresentada ao sindicato em setembro passado, antes da divulgação do pacote econômico.
O presidente da montadora, Giovanni Razelli, disse ontem em Belo Horizonte que não há previsão de demissões.
A empresa pretende aumentar em 5% a produção de automóveis em 98, esperando a recuperação do mercado interno e o aumento das exportações.
O sindicato inicialmente esteve contrário à proposta, mas voltou atrás ontem após uma consulta aos funcionários, em que eles se mostraram favoráveis à redução da jornada sem corte nos salários.

Texto Anterior: Jornada é debatida na Zona Franca
Próximo Texto: Vendas reagem, mas calote tem recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.