São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Volks recua, e desemprego bate recorde

DA REDAÇÃO

A Volkswagen desistiu de demitir 10 mil de seus 31 mil funcionários, caso não fosse aceita a proposta de reduzir jornada de trabalho e salários em 20%.
Enquanto a decisão era anunciada, ontem pela manhã, a Fundação Seade e o Dieese anunciavam que a taxa de desemprego atingiu 16,6% em novembro na Grande São Paulo. Esse novo recorde equivale a 1,436 milhão de desempregados.
Depois de dez horas de reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Volks decidiu lançar um programa de demissões voluntárias e buscar outras opções para cortar custos.
As demissões voluntárias, entretanto, permitirão uma economia de apenas 25% do corte de custos de R$ 200 milhões por ano pretendido pela Volks para se ajustar à crise.
Por isso, as negociações vão continuar. Entre as medidas em discussão, estão desde a flexibilização de jornada de trabalho até a redução dos benefícios indiretos aos funcionários.
"O avanço nas negociações é tão grande que fica cada vez mais distante o fantasma do desemprego", afirmou o diretor de Recursos Humanos da Volks, Fernando Tadeu Perez.
"Nós tiramos da mesa o maior problema: essa história de reduzir salário", afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT), Luiz Marinho.

LEIA MAIS sobre desemprego nas págs. 2-9 a 2-11

Próximo Texto: Cinto apertado; Taxa surpreendente; Fio brasileiro; Com qualificação; Nuvens cinza; Por partes; Ponto estratégico; Na ponta do lápis; Dança das cadeiras; Abrindo o capital; Atração tropical; Tijolo com tijolo; Ampliando o leque; Acordo ecológico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.