São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres, NY e Paris celebram Saint Laurent

MARIANE COMPARATO
DE PARIS

Em 1998, o estilista Yves Saint Laurent estará comemorando 40 anos de carreira. Ele pretende festejá-los em grande estilo.
Aos 61 anos, Saint Laurent não poderia estar se sentindo melhor, como prova o nome de sua mais nova coleção de perfumes e maquiagens: "In Love Again". O perfume lembra aroma de rosas.
Uma exposição de fotos revisitando seu trabalho será inaugurada em Nova York em 27 de março do ano que vem, durante a semana de coleções de prêt-à-porter.
"Yves Saint Laurent - 40 anos de Criação" mostrará trabalhos de fotógrafos famosos e modelos antológicas. Os nomes? "As fotos ainda estão sendo feitas atualmente, então não sabemos quais serão selecionadas para a exposição", diz Catherine Chevallier, assessora pessoal do estilista, à Folha.
Na mostra estarão 150 fotos que ilustram toda a trajetória do estilista. Os penteados e as maquiagens respeitarão a época em que cada modelo foi criado.
Depois de Nova York, a exposição excursionará pelo mundo. "Já recebemos um pedido do Brasil para acolher a exposição", diz Catherine. As criações de Laurent também devem circular pela Rússia, Austrália, Japão e Alemanha.
Uma ala da National Gallery de Londres está sendo restaurada graças a ele e será inaugurada em maio do ano que vem. Em troca, uma sala que abrigará as obras francesas dos séculos 16 e 17 pertencentes ao museu levará o nome de "Galeria Yves Saint Laurent".
"'Monsieur Yves' é um colecionador de obras de arte por hobby. Ele se apaixonou pelo projeto da nova reforma e resolveu valorizar as pinturas francesas que a National Gallery abrigava", afirma Catherine.
Mas, sem dúvida, seu projeto mais ambicioso é um desfile que promoverá, dia 12 de julho de 98, no gramado do Stade de France, antes do jogo da final da Copa do Mundo. Diante de 80 mil espectadores, Saint Laurent fará uma retrospectiva de sua carreira com desfile de 300 manequins. O evento será transmitido para 176 canais de televisão do mundo todo.
Além disso, todos os uniformes de quem estiver trabalhando na Copa 98 foram criados por ele, do segurança ao pessoal encarregado de receber os espectadores.
Finalmente, em outubro de 98, um CD-ROM sobre a carreira de Saint Laurent será lançado. O percurso pode ser efetuado de diversas maneiras: cronológico, por cores ou por "choques" -isto é, roupas e atitudes que causaram impacto durante sua carreira.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Serviço militar fez costureiro criar sua própria maison
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.