São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem 39 praias impróprias

DA FOLHA VALE

A dois dias do início oficial do verão, 39 praias do litoral paulista foram consideradas impróprias para o banho pelo último boletim da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), divulgado esta semana. Dez estão no litoral norte.
A Cetesb monitora 136 pontos do litoral do Estado. Caraguatatuba registrou problemas em Indaiá, Pan Brasil, Palmeiras e Porto Novo. Em Ubatuba, foram consideradas impróprias as praias de Perequê Mirim e dois pontos da praia de Itaguá.
O município de São Sebastião, que tem o maior número de locais de amostragem, apresentou São Francisco e Pontal da Cruz como inadequadas para banho.
A praia de Itaguaçu é a única recomendada pela Cetesb a ser evitada em Ilhabela. De acordo com a Cetesb, o número de praias impróprias no litoral norte do Estado tem se mantido dentro da média.
No mesmo período do ano passado, havia dez praias impróprias. No início de dezembro, 11 pontos haviam sido considerados impróprios, e no segundo boletim do mês, a quantidade subiu para 12. A Cetesb faz coleta da água das praias semanalmente.
"O resultado é baseado nas avaliações das cinco últimas semanas e isso refletiu o período das chuvas que afetaram a região entre o final de novembro e o início de dezembro. O esgoto acaba extravasando", afirmou Geraldo do Amaral Filho, 43, gerente do departamento de Recursos Hídricos da Cetesb.
Segundo Amaral Filho, Ubatuba é a praia do litoral norte que tem apresentado melhor qualidade, em média, neste ano.
Já Indaiá, em Caraguá, é uma das praias que mais se apresentam impróprias. "Desde 87, está oscilando entre má e irregular. Em quase 100% do tempo, ela está imprópria, e não há outra saída a não ser investir em saneamento", disse Amaral Filho.
O lançamento de esgoto e de lixo doméstico no mar continuam sendo os principais fatores que pioram a qualidade das águas das praias.
"Mas para 98, a tendência é que a qualidade melhore, pois as obras da Sabesp na região devem ficar prontas."
A única obra da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que está em andamento atualmente é a construção da estação de tratamento de esgoto na praia Martins de Sá, em Caraguatatuba.

Texto Anterior: Dersa veta caminhão na ida ao litoral
Próximo Texto: Unibanco tenta matar Bucicleide do coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.