São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para BC, economia crescerá 2% em 98

Previsão é de Francisco Lopes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Francisco Lopes, disse ontem que 2% "é uma boa estimativa" para o crescimento da economia em 1998.
Economistas do mercado financeiro têm previsão mais pessimista sobre o comportamento da economia no próximo ano -recessão ou crescimento de, no máximo, 1%.
Lopes anunciou sua previsão sobre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, total de riquezas produzidas no país) ao divulgar a programação do governo sobre o volume de dinheiro que vai circular na economia no próximo ano.
O volume de dinheiro em circulação está relacionado com o crescimento da economia. Quanto mais dinheiro em circulação, menores as taxas de juros, e vice-versa.
Para 98, o governo programou aumento pequeno no volume de dinheiro em circulação. Ou seja, o governo espera crescimento mais modesto da economia do que aquele previsto antes do crash global.
Até outubro, a equipe econômica trabalhava com previsão de crescimento de 4% do PIB. Após dobrar as juros, em 30 de outubro, reviu para baixo sua expectativa.
Passado o pânico do crash global, o governo reduziu de 3,05% para 2,9% ao mês, entre novembro e dezembro, a taxa do BC que norteia os juros de toda a economia.
Anteontem, o governo anunciou que essa taxa vai ser reduzida a 2,72% ao mês em janeiro.

Texto Anterior: Lucro das montadoras cresce 10%
Próximo Texto: Imposto e transporte dificultam expansão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.