São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desgaste grave

JUCA KFOURI

Flamengo e Corinthians, os clubes mais populares do Brasil, têm agora os dois melhores técnicos do país.
Paulo Autuori deixou o Cruzeiro campeão da Libertadores avisando que o faria e por divergências com um diretor cruzeirense. Foi transparente.
Wanderley Luxemburgo chega ao Corinthians evidentemente desgastado.
Depois de um bom trabalho no Santos, com mais altos que baixos, a negociação que o levou ao Parque São Jorge é um exemplo de como as coisas não devem ser feitas.
É verdade que Luxemburgo saiu da Vila Belmiro pagando o que devia, mas isso não basta, porque obrigatório.
As dívidas morais são tão importantes como as materiais e, aí, ele ficou devendo.
Queira ou não, Luxemburgo perdeu a imagem de cumpridor da palavra e é difícil saber com que consequências para seu futuro.
Se vier a fazer um trabalho admirável no Corinthians e cumprir seu contrato até o fim, é possível que consiga reparar boa parte do mal que ele mesmo se causou.
Mas é legítimo desconfiar que, também no Parque, Luxemburgo não termine o que começou.
Convenhamos que todo esse desgaste era desnecessário.
*
Torcida e time do Galo deram uma demonstração de civilidade e não se vingaram da selvageria de que foram vítimas diante do Lanús.
Só por isso, o título de bicampeão da Taça Conmebol já vale alguma coisa.
*
Já o São Paulo foi gravemente prejudicado por uma arbitragem que só podia estar de má-fé em Buenos Aires.
Os meninos se comportaram feito gente grande e enfrentaram o favorito River Plate de igual para igual, merecendo melhor sorte.
Se o tri da Libertadores foi perdido por erro de arbitragem no Morumbi, o bi da Supercopa escapou por pura gatunagem no Monumental.
*
Alguém precisa alertar Zagallo para que ele pare de dizer que a seleção está estressada porque, em fim de temporada, estão todos cansados.
Afinal, apenas três de seus titulares jogam no Brasil (Dida, que é goleiro, Júnior Baiano e Denílson) onde, de fato, a temporada está no fim.
Os demais estão em rigoroso meio de temporada.
E estão, sim, desmotivados e desentrosados, porque prefeririam estar jogando em estádios lotados e porque não têm tempo para treinar.

Texto Anterior: Ontem; Hoje; Amanhã
Próximo Texto: Vitórias ajudam trajetória política de Eurico Miranda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.