São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglaterra celebra a virada do ano ao som de música tecno

DENISE BOBADILHA
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM LONDRES

Sem calor e muito menos samba, Londres encerra o rico ano musical de 97 com grandes "gritos de Carnaval" tecno. Nas mãos de DJs e grupos como Chemical Brothers, Black Grape, Prodigy e Roni Size & Reprazent, gente de todas as classes e gostos entope os salões e dança até o sol raiar em território onde "vale tudo", exorcizando os males do ano que acaba. Mas as semelhanças com os "foliões" brasileiros param por aí.
No último final de semana, os DJs do Chemical Brothers fizeram a primeira noite de "adeus, ano velho". No Brixton Academy, mais de 4.000 pessoas que compraram ingressos com mais de dois meses de antecedência enfrentaram uma maratona de seis horas de tecno. A noite foi aberta pelos DJs da casa, seguida pela extraordinária mistura de música eletrônica e rock do Death in Vegas, que deixou o palco para os mestres do Chemical Brothers.
Ninguém ficou parado quando os DJs Tom Rowlands e Ed Simons, os "irmãos" Chemical, acenderam o pavio final da noite. Ampliaram e desfiguraram seus maiores sucessos, como "Block Rockin' Beats" e "Setting Sun". Num show sem refrões, o público erguia as mãos, alucinava. A noite também foi das drogas: o Chemical Brothers é fruto da "chemical generation", a geração química, e ecstasy, haxixe e "smart pills" em geral abundavam na pista.
Dois dos outros eventos de música eletrônica que encerram o ano são maiores em tamanho e, por isso, podem perder o caráter de união do último final de semana. No dia 4, começou o festival Midland'97, com uma apresentação de um artista por noite. Tem atrações tão diversas como o menudo Boyzone, Jamiroquai, Morrisey e Paul Weller.
O grande encontro do tecno será na virada de 97 para 98, na noite de Reveillon. Chamado "Essential New Year", ele terá distribuído por três palcos Black Grape, Roni Size & Reprazent, Chemical Brothers, Lo-Fi Allstars, Ganja Kru, 808 Estate e mais de 20 outros grupos e DJs.
Também na virada do ano, o Brixton Academy promove o "Return to the Sources", com o "trance" psicodélico e mixagens sobre música indiana.

Texto Anterior: Luiz Tatit mostra variações de "Felicidade" no Sesc
Próximo Texto: Big Mountain transfere show em São Paulo para amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.