São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Municipal recebe balé e orquestra

ANA FRANCISCA PONZIO

Quando se apresenta junto com grupos de dança, a Orquestra Experimental de Repertório (OER), dirigida por Jamil Maluf, não se contenta em ser mero suporte musical para as coreografias. Embora a atual temporada com o Balé da Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, tenha escapado aos projetos especiais que o maestro Maluf costuma estimular, é certo que os dois grupos -de dança e música- entram em cena em busca de um diálogo, que poderá ter desdobramentos mais inventivos em 98.
Contudo, não deixa de ser desafiador para a OER interpretar Ravel, Britten e Bach em sintonia com as coreografias que o Balé da Cidade escolheu. Caprichando nos solos de violinos, a orquestra toca o "Concerto de Brandemburgo nº 4", de Bach, para "Axioma 7", a bela e concisa obra que o coreógrafo israelense Ohad Naharin remontou ano passado para o elenco oficial de dança de São Paulo. Segundo Naharin, a música de Bach impede ilustrações coreográficas. Por isso, ele tentou explorar estruturas de movimentos tão elaboradas quanto a partitura musical.
No programa há ainda "La Valse", coreografia de Luís Arrieta sobre música de Ravel, que ressalta as qualidades individuais dos ótimos bailarinos do Balé da Cidade. Já a "Sinfonia de Réquiem", do coreógrafo português Vasco Wellencamp, procura compor um ritual de vida, em contraponto à obra musical homônima de Britten. 90 min. 12 anos.

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO & ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO - Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, região central, tel. 222-8698). 1.585 lugares. Hoje e amanhã: 21h. Dom.: 10h30. Únicas apresentações. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.

Texto Anterior: Sesc Ipiranga traz 'Concerto de Natal'
Próximo Texto: Triste Pessoa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.