São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receitas de verão

RITA LOBO

Práticas de fazer, saladas não comprometem a boa forma na praia
Que a verdade seja dita: principalmente para nós, mulheres, o que realmente conta, assim que chega o verão, é poder colocar um maiozinho sem ninguém comentar na praia que parece que você acabou de comer uma feijoada.
Assim, apesar da teoria de que sopas frias, saladas e sobremesas geladas provocam um choque térmico no corpo -o que explica o fato de servirem comidas quentes e apimentadas nos países mediterrâneos e até mesmo na Bahia, com o intuito de fazer transpirar e equilibrar as temperaturas interna e externa-, por aqui, o que interessa nesta época do ano é o cardápio light e fácil de preparar.
Com a receita de hoje, uma salada morna de zucchini com gengibre, servida sobre rúcula e alface, você vai descobrir que pode transpirar, mas sem perder a elegância, nem ganhar alguns quilinhos a mais.

Agradecimentos ao restaurante Tarsila, do Hotel Inter-Continental

. Receita
Salada Morna de Zucchini com Gengibre sobre Folhas Verdes (serve quatro pessoas)

Ingredientes
. 2 colheres (sopa) de óleo de canola
. 1 colher (chá) de gengibre ralado
. 1 dente de alho picado
. 2 cebolinhas picadas
. 500 g de zucchini (ou abobrinha)
. 1 cenoura em rodelas finas
. 2 palmitos em conserva, cortado em tiras longas
. 3 colheres (sopa) de água
. 2 tomates sem semente e cortados em fatias
. sal a gosto
. pimenta-do-reino a gosto
. limão e azeite de oliva para fazer o molho
. 4 punhados de folhas verdes lavadas e picotadas

Modo de fazer
Se você estiver usando abobrinhas, dispense o miolo e corte a casca em pedaços de cerca de 2 cm. Se forem pequenas, corte em rodelas largas. Aqueça o óleo numa frigideira e coloque o gengibre e o alho. Em seguida, acrescente as cebolinhas, o zucchini (ou abobrinha) e a cenoura. Sem parar de mexer, cozinhe por dois minutos. Acrescente a água, que irá criar um vapor, e continue mexendo por mais dois minutos. O fogo deve estar bem forte.
Acrescente então o palmito e o tomate. Tempere com sal e pimenta, misture bem e retire do fogo. Deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente e tempere com azeite de oliva e limão. Sirva sobre uma caminha de alface e rúcula, ou as folhas que você preferir.

Texto Anterior: Drinques de verão
Próximo Texto: Preço é o limite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.