São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes estrangeiras preparam estréia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As opções de negócio em franchising cresceram em relação ao início de 96. E, como não poderia deixar de ser, marcas estrangeiras também estão chegando ao mercado. Mas todo cuidado é pouco.
"Acabou o oba-oba. Só vai sobreviver no mundo das franquias quem for profissional e investir na qualidade", afirma Marcelo Cherto, da Cherto Networking.
"Quem repensou seus negócios e se preparou poderá enfrentar as mudanças repentinas na economia brasileira", diz Fábio Guimarães, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
A ShellGas, empresa do grupo multinacional Shell que distribui GLP (gás de cozinha), vai entrar no negócio de franquias no segundo trimestre de 98. A empresa está finalizando a formatação da marca Petrogaz, comprada em 1996.
O objetivo do franchising, afirma Walter Pinto, 33, gerente de marketing, é garantir a qualidade do produto, dos recipientes e da distribuição domiciliar, industrial e comercial. Os primeiros franqueados devem ser os atuais distribuidores da marca Petrogaz.
Outro nome internacional é a Unisys, empresa dos EUA de computadores. A rede vai franquear sistemas de provedores para a Internet. "É o mercado mundial que mais cresce", afirma Alain Guetta, da Guetta Franchising, responsável pela formatação da franquia da Unisys. O investimento previsto fica entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.
Outras estrangeiras interessadas são a espanhola 1h Clean Menoprezzo (lavagem a seco), a inglesa Natural Beauty Products (estética) e as norte-americanas Crestcom International (consultoria e treinamento), Rainsoft (tratamento de água) e A&W (restaurantes).

Onde encontrar - ABF: (011) 573-9496; Petrogaz: (011) 3824-9588; Unisys: (021) 522-5430.

Texto Anterior: As novas franquias de 98
Próximo Texto: Catupiry deve criar concorrência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.