São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especiais lembram mortos de 97

DA REPORTAGEM LOCAL

A morte da princesa Diana, em 1º de setembro, é uma das principais atrações das retrospectivas de 97 que as emissoras apresentam a partir de amanhã.
A princesa será lembrada até pelo "Ano Rock", a retrospectiva de 97 que a MTV exibe amanhã, às 22h, com apresentação de Herbert Vianna, Marcelo D2 e Daúde.
O programa discute o que Diana representou para o mundo e lembra o suicídio do líder do grupo australiano INXS, além de discutir a importância de Chico Science (morto no início do ano) para a música pop brasileira.
Bandeirantes, Manchete e CNT/Gazeta apresentam suas retrospectivas no próximo dia 30. No SBT, a coletânea com os principais acontecimentos do ano vai ao ar no dia 31 e na Globo, no dia 2 de janeiro.
A retrospectiva da Band leva o nome de "Expresso 97" e será apresentada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, dia 30, às 21h.
Segundo Fernando Mattar, diretor do programa, o "Expresso 97" exibirá os principais acontecimentos como se fosse uma viagem de trem.
"Buscávamos uma forma de agrupar as imagens do ano com o passado e com o futuro. Encontramos a metáfora do trem. Na janela do trem, o telespectador vê as imagens mais marcantes do ano", diz Mattar.
O programa destaca, além da morte de Diana, a seção "Trem da Saudade", no qual serão lembradas as mortes de madre Tereza de Calcutá, Betinho e Darcy Ribeiro, entre outros.
A visita do papa ao Brasil, o fenômeno El Niño, a marcha dos sem-terra, o crash das Bolsas, a clonagem de Dolly e a explosão em avião da TAM estão presentes em todas as retrospectivas.
Na Manchete, o "Aconteceu em 97" vai ao ar no dia 30, às 23h40, e traz ainda as greves da Polícia Militar. Na área esportiva, o programa destaca a ascensão do tenista Gustavo Kuerten, o Guga.
Também no dia 30, às 23h30, a "Retrospectiva 97" da CNT/Gazeta apresenta depoimentos de videntes, que prevêem que o Brasil não será pentacampeão na Copa e que o presidente Fernando Henrique Cardoso será reeleito.
O SBT exibe no dia 31, às 22h30, a sua "Retrospectiva 97", com apresentação de Hermano Henning, Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias e Téo José.
"Nós nos revezamos na apresentação das imagens que mais sensibilizaram 97, como a morte de Diana", diz Henning.
A Globo apresenta sua "Retrospectiva 97" no dia 2, às 21h40. O programa será apresentado por cinco duplas: Sérgio Chapelin e Fátima Bernardes, Pedro Bial e Lillian Witte Fibe, William Bonner e Sandra Annenberg, Renato Machado e Mônica Waldvogel e Carlos Nascimento e Carla Vilhena.
O especial terá como mote o olhar e será dividido em blocos como "O Olhar para o Infinito", sobre as descobertas espaciais.

Texto Anterior: Dona Lila "derrapa" no "Mosaico na TV"
Próximo Texto: Bandeirantes põe no ar o 'Axé Se Liga Brasil'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.