São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 1997
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BMW R1200 traz emoção e nostalgia

Moto custa US$ 25,2 mil

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com seu porte avantajado e design atraente, a custom (estradeira) BMW R1200 C arranca suspiros por onde passa, mesmo daqueles que jamais sonharam em pilotar uma motocicleta.
O estilo clássico e retrô -destaque para o guidão levantado e excesso de peças cromadas- lembra o das norte-americanas Harley-Davidson. Porém a R1200 C, primeira estradeira da marca alemã, oferece mais do que beleza.
Idealizada para enfrentar longas distâncias, a R1200 C traz tecnologia e conforto.
Os bancos são individuais e, quando o piloto viaja sozinho, há a possibilidade de se levantar o traseiro, originando um encosto.
O "motorzão" boxer (com cilindros contrapostos) apresenta melhor faixa de torque (força) em baixas rotações, facilitando a pilotagem no tráfego urbano.
Na parte mecânica, o destaque fica para o sistema telelever (com um único amortecedor na frente e outro, atrás), com dispositivo antimergulho na parte frontal.
Outro item que recebeu atenção da BMW foram os freios. Na dianteira, a R1200 conta com enormes discos perfurados. Atrás, há discos simples. O dispositivo antitravamento ABS é opcional.
Avaliação
Para avaliar a R1200 C pela ruas de São Paulo, a Folha convidou dois motociclistas com experiência em "domar" grandes motos.
Para a comerciante Marilu Mezentsef de Oliveira, 32, que dirige máquinas como a clássica Harley-Davidson Pan Head 64 ou a Norton Comando 750, o test-drive teve duas fases distintas.
No começo, ela sentiu-se pouco confortável com os trancos que o motor produz a cada saída. "A moto é um pouco violenta", chegou a comentar.
Poucos quilômetros à frente, a impressão passou a ser mais positiva. "Apesar de pesada, a BMW é baixa e facilita o acesso", disse.
"No final das contas, achei a moto superagradável de conduzir. Uma mulher não terá maiores problemas em pilotá-la. E tem mais: o visual dela é bárbaro."
O empresário Claudio de Moraes Sanches, 49, dono de duas motos Harley-Davidson, também fez mais elogios do que ressalvas.
Para ele, a moto peca apenas por contar com motor boxer: "Tem concepção desatualizada e, pelo tamanho, compromete um pouco o conforto."
"De resto, a moto não tem defeitos. Apresenta freios eficientes, excelente estabilidade, boa posição de dirigir e muito estilo."
(MTL)

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