São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Sem-férias' tem opção de 'passeios fast'

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem não tem direito a férias neste verão e já perdeu a esperança de respirar novos ares não deve desanimar: pode ser que você não veja areia, mas há várias opções de passeios com aventura nos próximos finais de semana.
A Folha traz uma lista de programas com duração de um ou dois dias para regiões próximas (veja quadro). Os roteiros incluem atividades para pessoas esportivas -mas não necessariamente esportistas.
As opções vão desde trekking (caminhadas por trilhas) na mata atlântica a cursos de canyoning (descida de cachoeiras com equipamento de alpinismo) em Brotas (247 km a noroeste de São Paulo).
O relevo dessa cidade também permite a prática de rapel (descida de alturas com equipamento de alpinismo), rafting (descida de corredeiras em botes infláveis) e bóia-cross (descida de corredeiras em bóias individuais).
As agências de viagens realizam essas atividades em várias cidades do interior do Estado, além de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os preços dos passeios variam de R$ 44 (prática de duck -descida de corredeira com caiaque inflável- em Juquitiba, excluindo despesas de transporte e alimentação) a R$ 290 (rapel na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, com tudo incluído).
O duck, uma variação do rafting, já é difundido nos EUA mas ainda é novidade no Brasil. Em vez de um bote para seis ou oito pessoas, a atividade é realizada em um caiaque inflável para duas pessoas.
Por ser mais estreita, a "embarcação" é mais instável, podendo virar com mais facilidade.
Outra boa dica para os trabalhadores deste verão é o passeio às Cavernas do Petar (Parque Estadual e Turístico do Alto do Ribeira), na região de Apiaí e Iporanga (sul do Estado de São Paulo). A região possui mais de 350 cavernas.
As agências de viagens programam visitas a algumas delas, que possuem grandes salões, além de cachoeiras e rios subterrâneos.
Se para o trabalhador a areia e o mar forem imprescindíveis, há ainda a opção de passar um fim-de-semana conhecendo praias desertas no litoral norte de São Paulo. O passeio inclui mergulho com snorkel e caminhadas por trilhas na mata atlântica.
Diversão para todos
Os organizadores dos passeios garantem: não é preciso malhar todos os dias para encarar as atividades. "Qualquer um com um pouco de espírito aventureiro irá curtir bastante as diferentes opções de atividades", diz João Ricardo Marincek, 29, dono da Venturas e Aventuras. Todas as agências possuem instrutores especializados para acompanhar e orientar os turistas nas atividades.

Texto Anterior: Vítimas são mais jovens
Próximo Texto: Roupa deve ser adequada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.