São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro explica o risco a crianças

MICHEL GAWENDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As crianças de Ban Nadi recebem orientação do MAG (Mines Advisory Group), uma organização não-governamental britânica. Eles aprendem sobre os perigos com músicas e teatro de bonecos.
Os piores inimigos das crianças, segundo Seb Taylor, um dos coordenadores do MAG, são as granadas amarelas. São do tamanho de uma bola de tênis e, por causa da cor, são um convite para uma brincadeira. "Só que quando explodem, lançam pedaços de ferro e chumbo", diz Taylor.
Foi o caso de Ikeo, 8. Ele voltava da escola com dois amigos. Um deles viu uma bolota no chão, se abaixou, pegou-a e começou a brincar. Houve a explosão. Ele morreu na hora. O outro amigo não se feriu.
Ikeo recebeu fragmentos de metal na barriga e no olho esquerdo. Foi para o hospital de Ponsavan. Para se ter uma idéia das condições do lugar, os curativos estavam abertos, com moscas ao redor.
Ikeo seria levado no dia seguinte para Vientiane, capital do Laos. "Vai sobreviver", disse o médico. "Mas vai perder o olho esquerdo."
(MG)

Texto Anterior: Metade do país tem explosivos
Próximo Texto: Saiba por que o país foi atacado pelos americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.