São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego; Maria da Conceição Tavares; Ações por um planeta melhor; Despreparo da PM; País do futebol; Agressão pela TV; Mau cheiro da Billings; Boas-Festas

Emprego
"O banqueiro deita confortavelmente em sua cama e espera pelo fim do mundo. De minha parte, vejo meus esforços se esmaecerem, queimando-se na fogueira de um capitalismo de riscos apenas para os menos privilegiados.
Pedaços pra lá, pedaços pra cá, é mais uma dezena de desempregados. Aqui, ali, na outra esquina, no galpão fechado, nas máquinas que se deterioram nos depósitos públicos.
A falência, o desemprego. Uns ganham muito com isso, e o mercado para 20% do mundo é o que basta."
Marcos Augusto Almeida Nunes (Rio de Janeiro, RJ)
*
"Faz-se muita polêmica quanto ao indicador que melhor quantifique o desemprego no país. Se considerarmos como emprego toda atividade produtiva legalmente registrada e com todos os direitos trabalhistas, teremos um índice de desemprego maior que 50% (mesmo considerando somente a população adulta). Se adicionarmos a condição 'com um salário decente', então o índice iria para a cucuia."
Lauro Ney Batista (São José dos Campos, SP)
*
"Quando o campo corta 2 milhões de empregos, é pura brincadeirinha, porque 1,5 milhão desses infelizes brasileiros são 'mulheres e menores' que não recebiam salários... Voltamos à escravidão? Nunca saímos dela?
Enquanto isto, o sr. Pitta é autorizado a passar a mão em R$ 325 milhões do Banco do Brasil!"
Marcos da Silva Donato (Barretos, SP)
*
"Dentre os pontos positivos do governo, pode-se citar a economia estabilizada. Vamos trabalhar juntos para que essa estabilização não chegue ao ponto da estagnação."
Lázaro Chaves (São José do Rio Pardo, SP)

Maria da Conceição Tavares
"No artigo 'Maria da Conceição' (8/12), João Sayad faz uma preciosa análise das questões de gênero, a propósito de reconhecer na deputada Maria da Conceição Tavares um exemplo de como economistas podem pensar e agir com paixão e indignação, preocupados com o ser humano. E ele próprio, ao publicar o artigo, mostra que os tempos são outros. Há economistas homens que pensam em diminuir as desigualdades sociais e não restringem a economia a números."
Marta Suplicy, deputada federal pelo PT-SP (São Paulo, SP)

Ações por um planeta melhor
"Ao sugerir uma oportuna reflexão sobre o presente que deixaremos às gerações futuras (Mais!, 21/12), o professor Marcelo Gleiser poderia, além de nos alertar e relatar conclusões científicas, mostrar ao longo de sua exposição como nós, leigos, podemos ajudar e cuidar melhor de nosso planeta.
Muitas vezes, pequenas mudanças de atitude podem gerar grandes benefícios. Assim como a conscientização de não jogarmos lixo nas ruas, nas estradas, nas praias. Deve haver uma lista de ações simples e concretas que não dependam de conhecimento científico para ser executadas."
Evelyn Rosemarie Gross Belchior (Cruzeiro, SP)

Despreparo da PM
"Um coronel PM recomenda que a população feminina de São Paulo faça 'greve' em determinados horários.
Demonstra ignorar a Constituição nos direitos e garantias individuais dos cidadãos e nos deveres do Estado; suas próprias atribuições (como PM que é) de servidor público da área da segurança; e, sobremaneira, desconhecer o significado do vocábulo 'greve'.
Demonstra também o total despreparo da PM na lida com os cidadãos, com a sociedade e com a prevenção e o combate da crescente criminalidade."
Fabio D'Urso (São Paulo, SP)

País do futebol
"Os jogadores são vendidos e parte do dinheiro é desviado em 'operação Uruguai'. Clubes não pagam impostos e ganham terrenos dos governantes para construir 'centros de treinamentos', num país onde faltam escolas. E gente de segunda classe penetra na política apoiada por esses mesmos clubes."
Sérgio Gersósimo (São Paulo, SP)
*
"A Justiça Desportiva brasileira é ridícula e canhestra. O STJD é a vergonha do Brasil!"
Carlos Eduardo Cordeiro (Curitiba, PR)
*
"Os hipócritas e venais não vão gostar, mas um dos grandes brasileiros vencedores em 97 foi o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Com Teixeira, o futebol brasileiro é tetracampeão e, com certeza, será penta.
Quanto à badalada Lei Pelé, acabou sendo uma vitória de Pirro.
Fizeram uma onda danada, botaram o ex-craque nas nuvens, mas, na realidade, como foi aprovada, a lei tem 90% do que queria a CBF."
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)
*
"O que é zagallização?
É a forma de anular talentos individuais em esquemas táticos inassimiláveis pelos atletas e insuportáveis pelos torcedores."
Rui Miguel (São Paulo, SP)

Agressão pela TV
"Os apresentadores de televisão se julgam acima dos demais cidadãos, ao ponto de fazer o que querem, mesmo sabendo que estão agredindo milhares de pessoas."
Valmor Bolan, pró-reitor da Universidade de Guarulhos (Guarulhos, SP)

Mau cheiro da Billings
"A Folha publicou, na edição de 18/12, carta do leitor Renato Janine Ribeiro, a quem prestamos esclarecimento: o odor que emana da represa Billings provém da decomposição de algas da espécie Microcystis aeruginosa, que, nesta época de forte insolação, encontram nesse ecossistema aquático, rico em matéria orgânica, ambiente propício para o seu crescimento.
Esse processo é resultado de vários fatores, entre os quais destacamos a grande quantidade de esgotos clandestinos, lançados pela população que ocupou irregularmente o entorno do reservatório.
Várias providências estão sendo tomadas para a solução desse problema grave, que envolve múltiplas ações.
Essas ações estão consubstanciadas no Projeto Billings do governo do Estado."
Fernando Rios, assessor de Comunicação da Cetesb (São Paulo, SP)

Boas-Festas
A Folha retribui as mensagens de boas-festas que recebeu de: Lloyds Bank; Volvo do Brasil; Caesar Towers; Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol; Milton Flávio, deputado estadual pelo PSDB (Botucatu, SP); União Nacional dos Artistas Plásticos (São Paulo, SP); Lar Escola São Francisco (São Paulo, SP); Renata de Almeida e Leon Cakoff (São Paulo, SP); Market Place; BIT Company (São Paulo, SP); Folli Informática (São Paulo, SP); Juju Escola do Vale (Juazeiro do Norte, CE); Ivaldo Antonio Lombardi Villanova (Itapeva, SP); Lage e Magy Publicidade (São Paulo, SP); Restaurante Kayomix e Daslu.

Texto Anterior: Vitória contra as armas químicas
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.