São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Carnavalesco abole plumas na Mocidade

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O carnavalesco Orlando Midaglia aposta na ousadia para dar a vitória à Mocidade Alegre, oitava escola a desfilar em São Paulo, já na madrugada de domingo (dia 9). Midaglia concebeu um desfile sem plumas ou penas, substituídas por tecidos metálicos, colorizados com uma técnica que ele mesmo inventou e patenteou.
"Quando aceitei o convite do Hans (Donner) para criar a escola, peguei vídeos e revistas e achei os desfiles muito parecidos. Resolvi inovar", conta, instalado num trailer dentro do barracão da Mocidade, que transformou em ateliê.
Apenas um destaque da escola, que defende o enredo: "O Mago e Seu Universo", em homenagem ao designer Hans Donner, criador do visual da Rede Globo, estará usando os tradicionais ornamentos.
Apesar de saber que a chuva o beneficiaria, já que fantasias plumadas ficam pesadas com água, Midaglia torce por tempo bom no dia desfile. "Todas as escolas devem desfilar em igualdade e o público não pode sofrer na chuva."
Midaglia, que tem como hobby colecionar artigos relacionados a Fórmula-1, foi o primeiro aluno do curso de design de Hans Donner, trabalhou também com cenografia de teatro e tevê, direção de arte, é estilista e fez projetos de palco de shows de Roberto Carlos, Rita Lee e Gal Costa.
Midaglia define seu novo trabalho com simplicidade: "Criar alegorias nada mais é do que criar cenários de teatro móveis".
Pensando desse modo, o carnavalesco criou vários 'palcos' para desfilar suas idéias na avenida, buscando "qualidade de cenário de televisão".
Num desses cenários, o carro "Áustria-Brasil", que mostra as duas pátrias de Donner, Midaglia colocou seis cones prateados, ligados por uma rampa a uma bandeira do Brasil estilizada.
Midaglia, que não acredita em limites em arte, pretende continuar como carnavalesco. Ele já patenteou o seu próximo projeto -levar naves espaciais e ET's para a avenida. "George Lucas e Steven Spielberg vão ser os meus destaques."

Texto Anterior: Maracatu e teatro disputam na avenida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.