São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
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Velocidade se alia a marketing

FÁBIO SEIXAS
DO ENVIADO A HOMESTEAD (EUA)

Além de se especializar em computação, os pilotos estão se transformando em homens de marketing e promoção.
O Spring Training, teste da pré-temporada da Indy que terminou ontem em Homestead (leste dos EUA), é uma prova clara de como a propaganda influencia o automobilismo atual.
Paralelamente aos treinos na pista, os pilotos posavam de garotos-propaganda de seus patrocinadores e da Cart.
Durante toda a programação dos testes, houve entrevistas coletivas, conferências e encontros na tentativa de promover cada vez mais os pilotos, equipes e a categoria.
O norte-americano Michael Andretti, campeão da Indy em 91, montou um estande junto ao público para vender camisetas, miniaturas de carros e bonés autografados por ele próprio.
Os caçadores de autógrafos são figuras comuns na área dos boxes. O bom atendimento a esses colecionadores está entre as recomendações da Cart em suas frequentes reuniões com o grupo de pilotos.
O ponto máximo dessa estratégia de marketing foi um jogo de softbol, com todos os pilotos, realizado na sexta-feira à noite.
O primeiro arremesso da partida, inclusive, foi feito por Emerson Fittipaldi, que minutos antes havia anunciado sua retirada temporária das pistas.
Em 96, o evento "extrapista" criado para promoção foi um jantar em um restaurante badalado de Miami servido pelos pilotos.
(FSx)

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