São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grelhados ainda têm espaço para crescer

ALEXANDRE LOURES
DA REPORTAGEM LOCAL

O segmento de carnes e grelhados ainda engatinha no Brasil, mas promete se tornar a grande opção do ano para novos investidores em franchising.
Segundo especialistas, o setor cresceu cerca de 100% no ano passado e promete manter a curva ascendente neste ano.
"Por ser um segmento novo, e ainda pouco explorado, o conceito de franquia de grelhados tem muito a ser desenvolvido no Brasil", diz Marcelo Cherto, consultor e presidente do Instituto Franchising.
Para ele, o mercado nacional ainda carece de franqueadores e franqueados nesse segmento. "Há espaço para novos franqueados e até mesmo para novas empresas", afirma.
Preço
Um fator que tem atraído o consumidor e ajudado na expansão do segmento é o baixo preço dos produtos.
As empresas de grelhados vendem uma refeição a preços 20% maiores do que os oferecidos por redes de sanduíches. Em alguns casos, chegam a equiparar seus preços com alguns restaurantes de comida por quilo.
Pedro Russo, diretor da rede Bon Grillê, diz que o segredo do sucesso é a posição intermediária que os grelhados ocupam no setor alimentício.
"Estamos entre os restaurantes caros e os fast food de sanduíches", afirma.
Segundo o diretor da rede, a Bon Grillê é líder nacional em faturamento e em número de lojas no segmento.
Expansão Atualmente, a empresa conta com 11 lojas próprias, uma franqueada e quatro unidades em processo de inauguração.
Para este ano, os planos da rede são ambiciosos. "Pretendemos dobrar o número de lojas. O faturamento da rede deve chegar a aproximadamente R$ 20 milhões", diz ele.
Para ser um franqueado Bon Grillê, é preciso desembolsar cerca de R$ 190 mil entre taxa de franquia, equipamentos e despesas com instalação da loja.
A unidade exige, ainda, disponibilidade total do franqueado para tocar o negócio.
"A loja rende mais quando o dono coordena as atividades", explica Russo.
Le Mignon Outra empresa que aposta no sucesso das carnes grelhadas é a paranaense Le Mignon.
Depois da bem-sucedida experiência com uma loja piloto em Curitiba, a empresa começou a negociar franquias.
Há dois anos como franqueadora, a Le Mignon conta com quatro lojas franqueadas e uma própria e pretende dobrar o número de lojas neste ano.
O investimento mínimo para a abertura de uma franquia Le Mignon é de aproximadamente R$ 80 mil.
Shopping centers
A maior prova do crescimento do segmento é a inclusão das redes de grelhados na lista de lojas que não podem faltar em um shopping.
Segundo Sérgio Barbi, gerente de franchising da Bon Grillê, os shopping centers abriram espaço em suas praças de alimentação para as lojas do setor. Consideram obrigatória a existência de uma rede de grelhados nessas praças.
"É o reconhecimento do potencial de mercado que esse tipo de comida tem, que alia o sabor dos restaurantes com a rapidez dos fast food", acredita Barbi.

Texto Anterior: Adolescentes gostam da nova moda
Próximo Texto: Churrasco dá bons lucros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.