São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Jornal da Band' prioriza a mulher

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

O jornalismo da Rede Bandeirantes vai mudar de cara. Na semana seguinte ao Carnaval deve estrear o "Jornal da Band", ancorado por Paulo Henrique Amorim. O telejornal vai ocupar a faixa das 20h, a partir do dia 17.
A proposta do novo âncora é fazer um jornal competitivo, em cima do dia-a-dia. "Quero fazer algo diferente do que existe hoje, com reportagens especiais. Estamos preparando umas muito boas para a primeira semana, para o público sentir como vai ser", diz Amorim.
"Vamos tentar fazer um jornal colado ao telespectador. O meu sonho é participar do jantar da família brasileira todas as noites", completa.
Segundo Amorim, o "Jornal da Band" vai priorizar a mulher. Mas sem mostrar receitas e segredos de beleza, como é comum à programação destinada ao público feminino.
"Quero fazer reportagens úteis e relevantes, destinadas à mulher madura e preocupada com sua formação profissional, a educação dos filhos e a administração da casa", explica.
"Acho que tenho facilidade para este tipo de comunicação. Percebia isso no trabalho que realizei como correspondente nos Estados Unidos."
Amorim tem trabalhado na reformulação dos esquemas de produção da Bandeirantes, ao lado do atual diretor de jornalismo da emissora, Fernando Mitre.
"Estou preparando uma equipe para participar do 'Jornal da Band', com troca de pessoal e reformulações de rotina", diz Amorim.
O ex-correspondente da Globo em Nova York está tentando aproveitar a equipe que faz o "Jornal Bandeirantes" hoje.
"Uma prova dessa transição harmoniosa é que meu substituto também será o Geraldo Canale, que também cobre as folgas da Carla Vilhena (atual titular do telejornal)", comenta.
Além de âncora, Amorim pretende continuar a fazer reportagens. "Vou morrer como repórter. Sou jornalista porque gosto de ser repórter."
O primeiro piloto do novo jornalístico da emissora será gravado amanhã, na sede da Bandeirantes, em São Paulo.
Outras alterações A CNT também muda seu jornalismo a partir do dia 17 de fevereiro.
O "CNT Jornal", atualmente exibido às 19h30, vai para às 21 horas, em função da entrada de novelas mexicanas na programação da emissora, fruto do acordo da CNT com a Televisa.
O telejornal vai manter sua duração entre 40 e 45 minutos.
A CNT vai passar a exibir também quatro boletins informativos ao longo do dia.
"O jornalismo vai ter uma participação maior na emissora. Conforme as notícias forem chegando a Curitiba, nossa cabeça de rede, vão entrando no ar em boletins que variam de três a quatro minutos", explica Ricardo Kotscho, diretor de jornalismo da CNT.
Segundo Kotscho, o departamento de jornalismo vai dispor de mais recursos para investir em reportagens, o diferencial do telejornal para o diretor.
"Quero fazer uma série de reportagens em várias praças do país", diz.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Emissora resgata fórmula de 'O Povo na TV'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.