São Paulo, domingo, 2 de fevereiro de 1997
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Clio elétrico é silencioso e não polui o ar

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Renault do Brasil apresentou na semana passada uma outra versão do seu compacto Clio: em vez de gasolina, o propulsor é movido a eletricidade.
O Clio elétrico é um carro ecológico porque não polui o ar e quase não faz barulho.
Na França, é vendido desde o ano passado por US$ 18,6 mil (preço sem as baterias, que podem ser alugadas por US$ 100 ao mês).
A Renault quer obter "know-how" para vender mais carros não-poluentes no futuro. Na Califórnia (EUA), por exemplo, até o ano 2000, todos os veículos não poderão ser poluentes.
No Brasil, não há planos de comercialização do modelo elétrico, segundo o diretor de planejamento e produto da Renault do Brasil, Laurent Bernard.
O Clio convencional é vendido no país desde o ano passado. Sua versão básica custa R$ 14,5 mil.
A Folha avaliou o Clio elétrico no complicado trânsito de São Paulo.
Aparentemente, é um carro comum. A surpresa começa na partida. Quando se gira a chave, só é possível perceber que o motor está ligado porque as luzes do painel se acendem. Não há barulho.
Na alavanca do câmbio, semelhante a de um carro automático, há três posições: D (para ir adiante), R (ré) e N (ponto-morto). Para sair, basta engatar o D e acelerar.
No trânsito, os motoristas não transmitiram nenhum sinal de que estivessem percebendo a singularidade do Clio elétrico. Externamente, a única diferença é um adesivo onde se lê Renault Electrique.
Pequena autonomia
O carrinho mostrou bastante garra, mesmo quando enfrentou subidas íngremes. Nenhum motorista estranharia dirigi-lo.
Tem autonomia de 95 km e é capaz de chegar aos 95 km/h.
O dado curioso é que o simples funcionamento do freio-motor (descendo ladeiras, por exemplo) pode reabastecer as baterias, permitindo economia de até 20%, de acordo com o fabricante.
O seu desempenho elétrico é registrado em um computador de bordo com mostrador digital.
Tudo seria perfeito se não existisse o mesmo problema que assola todos os veículos elétricos.
A recarga total dos acumuladores de energia do Clio é feita em seis horas ininterruptas, com o plugue conectado numa tomada de 220 volts. Há possibilidade de recarga parcial feita em uma hora.

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