São Paulo, quinta-feira, 6 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matador de garotos é preso no Ceará

ADRIANA BRUNO
SILVIA DE MOURA

ADRIANA BRUNO; SILVIA DE MOURA
DA AGÊNCIA FOLHA

Denúncia anônima levou a polícia a Guaraciaba do Norte, cidade onde mora o pai de Marcelo Andrade

Marcelo Costa Andrade, 30, acusado de ter praticado 13 estupros seguidos de morte em 1991, foi preso ontem na cidade de Guaraciaba do Norte (cerca de 310 km a oeste de Fortaleza-CE).
Andrade fugiu do Hospital Psiquiátrico Heitor Carrilho, no complexo de presídios da rua Frei Caneca, na região central do Rio de Janeiro, no último dia 24.
"Fugi pelo portão, que estava aberto", disse ele em entrevista à Rede Manchete. Ele afirmou que foi de carona do Rio de Janeiro até o Ceará. Confirmou, durante a entrevista, ter matado 13 crianças e se disse arrependido.
Uma denúncia anônima, feita na terça-feira, levou a PM a checar a informação de que um homem semelhante a Andrade estaria circulando pelo município de Varjota, vizinho a Guaraciaba do Norte.
O pai de Andrade, Manoel Gomes de Andrade, é morador da cidade de Guaraciaba do Norte. A polícia montou campana nas proximidades da casa de Manoel.
Por volta das 12h30 de ontem, os policiais que estavam de vigia deram voz de prisão a Andrade.
Bíblia e terra santa
Segundo o capitão PM Francisco Assis Azevedo de Souza, 30, Andrade reagiu à prisão. Ele não portava armas, apenas material de higiene e uma Bíblia.
Ainda segundo Assis de Souza, Andrade estava na região desde a segunda-feira. "Destacamos uma equipe para ficar vigiando o rapaz. Graças a Deus, conseguimos pegá-lo antes que ele cometesse algum crime", disse Assis de Souza.
"Da casa de meu pai, eu estava pretendendo ir para a terra santa, Israel, porque lá eu estaria seguro", disse Andrade na TV.
O capitão também disse que Andrade passou a maior parte de sua infância em Guaraciaba.
Por medida de segurança, Andrade está detido no quartel da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Tianguá -cidade vizinha.
"Ele ficará detido no quartel porque as delegacias de polícia daqui são muito frágeis. A comunidade, revoltada com a série de assassinatos, poderia querer linchá-lo", afirmou o capitão, que aguardava que a polícia do Rio de Janeiro fosse fazer a transferência.
Manicômio
Andrade foi preso em novembro de 91, por policiais da 76ª Delegacia de Polícia em Niterói (RJ). Ele confessou que teria matado, naquele ano, 13 meninos com idade entre 5 e 13 anos. Ele também confessou que violentava as vítimas antes e, em alguns casos, depois de matá-las.
A polícia checou os dados fornecidos por ele na confissão e acabou encontrando corpos e ossadas de crianças.

Texto Anterior: Promotoria quer reduzir tarifa em BH; Minas lança mutirão contra as enchentes; Rio terá que evitar consumo de energia
Próximo Texto: Rio ajudou na prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.