São Paulo, sexta-feira, 7 de fevereiro de 1997
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Prefeitura gastaria 11% mais

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal de Finanças, José Antônio de Freitas, diz que a contratação dos sem-teto significaria um aumento de 10% a 11% nas despesas com a limpeza urbana.
Hoje, mensalmente, o município gasta entre R$ 28 milhões e R$ 29 milhões com a coleta do lixo e do entulho e com a varrição das ruas.
O cálculo foi feito considerando a contratação de todos os mendigos contabilizados pela prefeitura. São 5.334, segundo a Secretaria da Família e do Bem-Estar Social.
Foi baseado também no salário pago aos garis: R$ 650 (considerando também o vale-refeição, o vale-transporte e a cesta básica).
Segundo o secretário de Finanças, cerca de 80% dos 5.334 moradores de rua trabalham como carroceiros (catadores de papel, garrafas).
Cinco empresas são as responsáveis pela varrição das ruas e pela coleta do lixo: Cavo, CBPO, Enterpa, Vega-Sopave e Pavter, sendo que a última é responsável pela área mais crítica da cidade, a região central.
Diariamente, essas empresas recolhem quatro toneladas de entulho e 14 toneladas de lixo.
Cerca de 11.300 pessoas trabalham para as empreiteiras na limpeza da cidade.
Há também 7.000 funcionários públicos.

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