São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Davis 'premia' Brasil em caso de derrota

JOSÉ ALAN DIAS
ENVIADO ESPECIAL A RIBEIRÃO PRETO

Uma possível eliminação do Brasil frente aos EUA na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis pode trazer um "lucro" para a CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e aos próprios tenistas.
As partidas estão sendo realizadas no Tennis Country Club de Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo).
Hoje, estão marcadas as partidas entre Gustavo Kuerten contra Jim Courier e, a seguir, MaliVai Washington Fernando Meligeni.
Os EUA lideravam por 2 a 0 -na melhor de cinco jogos. No primeiro dia de competição, Washington bateu Kuerten por 3 sets a 1 (3/6, 7/6, 7/6 e 6/3).
No outro jogo, Jim Courier, ex-número um do mundo, venceu Fernando Meligeni por 3 sets a 2 (3/6, 6/1, 6/4, 4/6 e 6/4).
Ontem à tarde haveria o jogo de duplas que poderia definir o confronto. Passa para a próxima fase da Davis o país que somar, no mínimo, três vitórias na série.
Como participante do Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil tem direito a receber da ITF (Federação Internacional de Tênis) o prêmio de US$ 120 mil. O mesmo valor também será destinado à equipe norte-americana.
Caso passe a segunda rodada, onde vai enfrentar Holanda ou Romênia, a equipe acumula mais US$ 100 mil. Mas só recebe o prêmio no final da competição.
Segundo o presidente da CBT, Nelson Nastás, o dinheiro dado pela ITF será usado para o pagamento de prêmios aos jogadores.
Pelo regulamento da Davis, 70% do montante do repasse feito pela ITF deve ser destinado aos tenistas. A CBT promete destinar o valor integralmente.
"Foi uma promessa que fizemos aos jogadores", disse Nastás.
A entidade porém ainda tem dívidas com outros tenistas que fizeram parte da equipe brasileira, caso de Luiz Mattar, que hoje já está aposentado.
Se for eliminado pelos EUA, o Brasil vai disputar em setembro o direito de permanecer no Grupo Mundial. O adversário será definido num sorteio, entre os perdedores da primeira do Grupo Mundial e os vencedores Zonas Mundiais.

NA TV - Globosat/Sportv, ao vivo

Texto Anterior: Lusa quer manter feito do Brasileiro
Próximo Texto: Manual não é encontrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.