São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence e ainda 'respira' na Davis

JOSÉ ALAN DIAS
ENVIADO ESPECIAL A RIBEIRÃO PRETO

A equipe brasileira garantiu sua "sobrevida" no confronto contra os EUAS pelo Grupo Mundial da Copa Davis de Tênis.
A dupla formada por Jaime Oncins e Gustavo Kuerten venceu Alex O'Brien e Richey Reneberg por 3 sets a 0 (parciais de 6/2, 6/4 e 7/5) em Ribeirão Preto (319 km ao norte de São Paulo).
Com este resultado, o confronto, melhor de cinco jogos, está em 2 a 1 para os EUA.
A definição será hoje com a realização de duas partidas de simples.
No primeiro duelo, que já pode ser decisivo, às 10h30, Gustavo Kuerten (nº 85 do ranking mundial) enfrenta Jim Courier, ex-número um do mundo, atualmente na 22ª posição.
Fernando Meligeni (90º no ranking) poderá apenas realizar um "amistoso" ou travar um confronto decisivo contra MaliVai Washington (24º do mundo).
A vitória brasileira será encarada como verdadeira façanha diante da superioridade dos jogadores americanos, melhores tecnicamente e mais bem ranqueados.
As "armadilhas" preparadas pelo Brasil para surpreender os EUA não funcionaram no primeiro dia de jogos, na sexta-feira.
A equipe contava com o calor da região de Ribeirão Preto (média de 38 graus nos dias de jogos) e também na tentativa de transformar as partidas em maratona para cansar os adversários e tentar a vitória. Isso não aconteceu.
Controle
Na partida de ontem, os brasileiros, apontados como zebras, tiveram uma superioridade.
Os norte-americanos davam como certo o ponto de Richey Reneberg (16º no ranking individual de duplas) e Alex O'Brien (nº 22 no mesmo ranking).
O fator de desequilíbrio, a favor do Brasil, foi a excelente atuação de Jaime Oncins, que "fechou" a rede brasileira e foi responsável por lances decisivos da partida.
Os norte-americanos, que jamais haviam jogado juntos, fizeram uma partida apática.
Somente Reneberg teve seu saque quebrado quatro vezes. Eles, ao contrário de Courier e Washington, pareceram sentir mais o desgaste provocado pelo calor.

Texto Anterior: Comitê Rio 2004 usa Carnaval para impressionar estrangeiros
Próximo Texto: Alexander Popov samba, mas só volta a competir em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.