São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abuse da água no Carnaval

GABRIELA MICHELOTTI

Nutricionista explica que o líquido é essencial porque evita a desidratação provocada pela cerveja
Carnaval, só se for com muita água. Se a idéia é passar quatro noites pulando -leia-se perdendo líquidos e sais minerais- e matando a sede com muita cerveja, o ideal é juntar a essa receita bons goles do líquido mais natural que existe.
Caso contrário, além de bêbado, corre-se o risco de chegar à Quarta-Feira de Cinzas também desidratado.
"As pessoas pensam que cerveja hidrata, mas, como toda bebida alcoólica, ela inibe o hormônio antidiurético. Aumenta a perda de água e agrava o quadro de desidratação", diz a nutricionista do Hospital das Clínicas Maria Aparecida Larino.
"Para repor líquido, a cerveja deve ser intercalada com água, refrigerantes e bebidas isotônicas, que ajudam o corpo a recuperar o sódio e o potássio eliminados pelo suor."
Tomar a cervejinha entre bons goles de água também dilui o álcool -demora-se muito mais tempo para ficar realmente bêbado, com a vantagem de minimizar o risco de passar mal.
De graça
Com os refrigerantes, o raciocínio muda. "Por serem gasosos, os refrigerantes dão uma sensação de estômago cheio, e a pessoa bebe menos do que deveria", afirma Maria Oriana Figueroa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. "A água, além de ser melhor, é mais barata."
Sucos de frutas também prejudicam a hidratação, apesar de serem ricos em vitaminas e nutrientes. "Demoram mais para ser digeridos. O organismo vai gastar muita água para absorver seus nutrientes."
A alternativa, segundo a nutricionista Valéria Pascoal, são sucos diluídos. "Os concentrados inibem a absorção do sódio", afirma Maria Oriana.
Na hora de comer, só refeições leves, para repor energia sem causar peso no estômago. "Para ter um Carnaval feliz, é preciso reabastecer os não-esportistas que acabam tendo gasto físico de atleta. Além das bebidas isotônicas, são recomendáveis refeições leves de fácil digestão, com muito carboidrato e pouca gordura", afirma o gastroenterologista Bruno Zilberstein, da USP. "Antes de ir ao baile, o melhor é comer alguma massa leve, pão ou um doce."
Ressaca
Para quem costuma exagerar na bebida, a receita para o dia seguinte inclui líquido e refeições leves. Suco de dois limões de hora em hora ou chá com açúcar -para queimar o álcool- pode ajudar.
Cerveja, nem pensar. "A crença de que cerveja cura ressaca é errônea. Ela só vai aumentar a intoxicação do fígado", afirma Maria Aparecida. "Água de coco e sucos são ideais."

Agradecimentos: Empório Santa Maria

Texto Anterior: Fasano é o mais bundudo
Próximo Texto: Rosto sem fantasias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.