São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
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Tapete oriental ganha com estabilidade

ALEXANDRE LOURES
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do pãozinho, do frango e do iogurte, o governo federal também pode comemorar o aumento vertiginoso no consumo de tapetes orientais no país.
Segundo os comerciantes do setor, o plano de estabilização econômica foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento das vendas de tapetes no Brasil, levando empresas especializadas a expandir seus negócios por meio de franquias.
"As pessoas passaram a programar suas compras e, consequentemente, ter acesso a produtos mais caros", afirma Heloísa Barcha, gerente de marketing da tapeçaria Santa Mônica.
Outro fator primordial que contribuiu para a popularização das peças -que até pouco tempo eram consideradas supérfluas e inacessíveis- foi a abertura das importações, iniciada em 1990.
"Depois da abertura, o produto barateou e, por isso, despertou o interesse de mais clientes", diz Henri Wadih Skaf, dono da Phenicia em Arte, importadora.
O início do processo de franchising da Phenicia começou no segundo semestre do ano passado. Segundo a empresa, já há 52 propostas de candidatos a franqueados.
Mas os investimentos na área não são baixos. Para abrir uma unidade da Phenicia, são necessários mais de R$ 170 mil.
Quem já trabalha com decoração pode adquirir uma franquia "corner" -espécie de estande da empresa montado dentro de outra loja. Nesse caso, o investimento cai para R$ 67 mil.
Decoração
Somado aos planos econômicos, a inserção dos tapetes entre os artigos indispensáveis para a decoração de ambientes internos completa o crescimento do segmento.
"O brasileiro começa a conhecer e gostar do produto. Até pouco tempo, o tapete era considerado artigo complementar. Hoje, é uma peça imprescindível em qualquer casa de classe média", acredita Luís Dealis, gerente de operações e marketing da Tomica's.
A rede, que conta com quatro lojas próprias e três unidades franqueadas, está operando com franchising desde 1989. O custo mínimo para a abertura de uma loja é de cerca de R$ 270 mil.
Uma peculiaridade do investimento em franquias de tapetes é o valor do estoque, que é dez vezes maior do que os gastos com aquisição da franquia.
Segundo Dealis, a taxa de franquia da Tomica's é de R$ 20 mil e os gastos com o estoque chegam a R$ 200 mil. O investidor deve ainda desembolsar R$ 50 mil para o capital de giro.
Conhecimento
As empresas franqueadoras exigem, como pré-requisito para a abertura de uma franquia de tapete, que o franqueado conheça o produto, as regiões produtoras e o material utilizado na fabricação, além das formas e cores.
"Saber o que está vendendo é requisito indispensável para o sucesso no ramo. Os tapetes não são fabricados em série. É preciso saber reconhecer o valor e a origem de cada peça", ensina Skaf.
"Analiso peça por peça antes de fechar a compra de um lote", afirma Skaf, que trabalha no ramo de importação de tapetes há 27 anos. "É essa experiência que eu pretendo passar para os futuros franqueados", diz.
Segundo os especialistas, os importadores de tapetes chegam a ficar dois meses nos países produtores para escolher as peças que irão comercializar no país.
Os principais países exportadores de tapetes são Irã, China e Índia.

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