São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
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CARTAS

* "A instalação de spoiler dianteiro no Gol GTS 89 melhora a aerodinâmica? Como posso aumentar a potência sem encurtar a vida útil do motor a um custo baixo? Esse motor já vem de fábrica no seu limite de ajustes de potência? Qual o ganho que terei com a instalação de kit turbo. É verdade que a película solar é proibida?"
André Gomes (Rio de Janeiro, RJ)
Resposta
Gilberto Perrela, preparador de motores, explica: "Para o spoiler melhorar a aerodinâmica, é preciso provar sua eficiência em túnel de vento, o que não acontece com os modelos disponíveis no mercado. No Gol, o spoiler é só um ornamento. Instalar um comando de válvulas esportivo de 280° (motor a gasolina) ou 288° (álcool) é uma opção boa e barata para aumentar a potência do carro, que sai de fábrica com ajuste próximo ao limite de potência. Um kit turbo com 0,6 bar de pressão elevaria a potência em 60%. O mais indicado é o da Larus Turbo (R$ 2.060, na Aerocar, tel. 011-219-1701). O uso de película solar é proibido de acordo com resolução do Contran".

* "Gostaria de saber por que é tão difícil comprar o Vectra 97. Uns querem cobrar até R$ 2.500 acima da tabela, outros dizem que é preciso esperar até 60 dias para o cliente receber o carro. Nos dias de hoje, é difícil entender essa postura."
José Fonseca Filho (Porto Ferreira, SP)
Resposta
A General Motors informou que o cliente teve seu pedido atendido.

* "Levei meu Tempra para a autorizada Itavema para que fosse reparada a sua frente. Um mês depois do conserto, o capô se soltou e, com a força do vento, atingiu o pára-brisa. Retornei à revenda, que condicionou o conserto a uma declaração minha que a isentasse da culpa. Não aceitei a condição, e a revenda está se negando a consertar o carro."
Antonio Marcos Barbosa Fontes (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, o veículo foi reparado pela Itavema e entregue em condições normais de uso.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o carro se encontra com manchas na lataria. O leitor disse ainda que está insatisfeito com os serviços da revenda.

* "Comprei um Palio EL. Depois de 300 km rodados, começou a apresentar um barulho anormal. O problema seria causado pelas pinças de freio. Em dois meses, o carro esteve em uma revenda pelo menos sete vezes. O problema não foi solucionado e outros defeitos apareceram: pedais de freio e embreagem rangendo, banco do passageiro solto e com ruídos, além de a roda dianteira travar em freadas bruscas. Segundo orientação da montadora, levei o carro novamente à revenda, onde um técnico da Fiat analisou o veículo. Mas o problema persiste."
Eliel Barros Nogueira (Brasília, DF)
Resposta
De acordo com a Fiat, o veículo foi reparado pela concessionária Bali com acompanhamento de um técnico da montadora. O carro foi entregue ao cliente no dia 27 de dezembro passado.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que o problema não foi solucionado. Nogueira diz que se trata de um defeito crônico do veículo. "A revenda faz alguns ajustes e o carro melhora. Mas, depois de 2.000 km, os problemas voltam a aparecer", afirma.

* "Tenho uma picape S10 e gostaria de saber onde posso comprar um escapamento esportivo e qual é o preço desse acessório."
José Candido Lienert (e-mail)
Resposta
O escapamento para a picape S10 com dois adaptadores esportivos, incluindo troca do silencioso e do tubo de escape, custa cerca de R$ 300. Pode ser encontrado na Truck (tel. 011-6451-5677).

* "Passei o ano de 96 visitando concessionárias Volkswagen para tentar corrigir um defeito crônico na marcha-lenta do meu Gol, adquirido na Davox. Apesar da boa vontade da revenda, o defeito continua."
Artur Cavalheiros (Recife, PE)
Resposta
Segundo a Volkswagen, o veículo do cliente foi entregue em condições normais de uso, em maio. Mas a montadora afirma que vai reavaliar o carro e, para isso, entrará em contato com o cliente para agendar uma data.

Segundo o leitor, a revenda ainda não agendou a data da avaliação do veículo.

* "Enviei carta à Ford, solicitando o manual do Versailles Guia 2.0i. Já se passaram 30 dias e ainda não recebi o manual."
Cláudio Akio Ishihara (e-mail)
Resposta
A Ford disse que entrou em contato com o cliente e está providenciando o envio do manual do proprietário.

* "Comprei, em outubro do ano passado, um Palio 16V completo, na concessionária Milano. Com um mês de uso, bateram na traseira do meu carro. Deixei o veículo, com 55 km rodados, na revenda Portofino. Passaram-se 39 dias e o carro ainda se encontra na revenda. Motivos alegados: falta de peças e acúmulo de serviço."
Maria Cecília Costa Pastori (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, o veículo foi reparado na concessionária Portofino no dia 20 de dezembro.

A leitora disse que, no dia 20 de dezembro, o carro foi entregue com problemas na estrutura de um dos bancos e teve de voltar à revenda. Ela diz estar insatisfeita com a montadora devido ao tempo em que o carro esteve parado (60 dias) e por ainda apresentar problemas de acabamento.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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