São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Megaescola para o trabalhador

MARCOS FORMIGA

A idéia de universidade aberta vai além da oferta de cursos superiores. Ela é aberta em relação aos métodos e processos de aprendizagem. Aquelas que ultrapassam 100 mil alunos matriculados são consideradas megauniversidades.
As dez maiores universidades abertas do mundo, em ordem decrescente, estão sediadas na China (com mais de 1,5 milhão de alunos), Turquia, Indonésia, França, Índia, Tailândia, Inglaterra (a pioneira, em 1969), Coréia, Espanha e África do Sul.
O grande mérito das megauniversidades abertas foi ultrapassar os limites conhecidos do triângulo acesso, qualidade e recursos, que tradicionalmente impede a expansão da educação.
Aqui e lá fora, tem sido muito discutida a crise da universidade. Aqui com maior razão porque governo e parte da sociedade optaram por investir mais no ensino superior.
O sistema vem se mostrando perverso e injusto, na medida em que estudantes egressos de boas escolas secundárias pagas ocupam a maioria das vagas nas melhores universidades públicas e gratuitas, enquanto alunos de classes sociais menos abastadas se dirigem às instituições privadas, pagando caro por seus cursos.
O Brasil já dispõe de todos os meios para a construção de um projeto integrado de educação à distância de primeira grandeza. Reporto-me aqui especialmente a um que, por co-participante, posso apresentar com segurança.
O Telecurso 2000 é um programa de ensino supletivo que oferece 1º e 2º graus e curso profissionalizante em mecânica, por meio de grandes redes de televisão (Educativa, Cultura, Globo e Vida). Produzido para atender a milhões de alunos pela televisão, o projeto educacional que o sustenta recomenda a abertura de "telessalas" em ambientes diversificados como fábricas, sindicatos, associações, escolas, presídios, igrejas etc.
O Telecurso 2000, em dois anos de veiculação criou quase 4.000 telessalas em funcionamento, espalhadas por todo o território nacional, atendendo mais de 100 mil alunos.
A Universidade de São Paulo é a maior universidade brasileira, com mais de 50 mil alunos. O Telecurso 2000 não oferece cursos de graduação, mas, pelo número de alunos que frequentam suas telessalas, pode-se assegurar que está na categoria das megauniversidades. O Telecurso 2000 equivale, hoje, a duas USP.
Os investimentos em Educação Aberta e à Distância são mais efetivos. Isto sem contar que o Telecurso 2000 também pode romper com o círculo vicioso do sistema educacional brasileiro, ainda centrado na repetência e na evasão. É, indiscutivelmente, a megauniversidade do trabalhador brasileiro.

Texto Anterior: Professor elogia ensino em tempo integral
Próximo Texto: Rede favorece conhecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.