São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 1997
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Bancos apostam mais em patrocínios

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Investir em patrocínio, para os bancos, é assunto para lá de sério. De olho na popularização do seu nome ou na procura de clientes diferenciados, bancos nacionais e estrangeiros estão aumentando os investimentos em patrocínios neste ano.
O Excel Econômico é um desses bancos. Depois de incorporar o Econômico, no ano passado, o Excel quer investir na popularização do seu nome.
A grande jogada foi a decisão de patrocinar o Corinthians. Só para ter seu nome na camisa dos jogadores, o banco investiu R$ 5 milhões neste ano e programa investir mais R$ 7 milhões em 98.
O mais popular
A escolha do time não foi casual. Segundo Ivan Dias da Gama, diretor de marketing do Excel Econômico, pesquisas apontam o Corinthians como o time mais popular do país.
Além do Corinthians, o banco também patrocina o Vitória, da Bahia, no qual investiu mais R$ 1 milhão. "A intenção é tornar o banco mais conhecido pelos brasileiros e, com isso, alcançar maior penetração no mercado."
A estratégia do Excel Econômico também levou à compra dos passes de alguns jogadores, como Túlio, Donizete, André (todos jogando no Corinthians) e Bebeto (Vitória).
Só nessas compras o banco investiu mais R$ 21,7 milhões.
O projeto Corinthians também inclui o lançamento, ainda neste ano, de produtos como talões de cheques e contas de poupança com o nome do time de futebol.
Mas os investimentos não ficaram apenas no campo esportivo.
O Excel Econômico também está colocando dinheiro em cartões de cinema -com os quais o consumidor pode pagar ingressos de cinema- e no Carnaval baiano.
O banco vai patrocinar o camarote de Daniela Mercury e os ensaios da Timbalada no Candyall Guetto Square, na Bahia.
Cultura
Bancos que já usam patrocínios culturais e esportivos como arma de marketing também estão investindo mais fortemente neste ano.
O Real, por exemplo, já criou uma tradição em patrocinar eventos culturais. Entre esses patrocínios estão peças de teatro, exposições e restaurações de monumentos históricos.
Para 97, o Real promete ainda a entrega do teatro Alfa Real, com capacidade para 1.200 pessoas. O banco investiu R$ 4,2 milhões na construção do local.
Neste ano, porém, o Real decidiu diversificar mais o patrocínio e também planeja investir em esporte. Entre os projetos está o investimento de R$ 1 milhão na realização de vários campeonatos de tênis -em todas as categorias- de abrangência nacional.
"Cada projeto é avaliado separadamente e recebe uma verba. Não costumamos fechar valores no começo do ano."
Educação
O Itaú também tem experiência na área cultural. Um dos projetos mais conhecidos é o Instituto Cultural Itaú, que promove diversas exposições ao longo do ano.
Mas o banco não quer ficar só nisso. Educação é outro foco de interesse da instituição, no qual já vem investindo desde 94, segundo Antônio Jacinto Matias, diretor de marketing do Itaú.
Um dos principais projetos desenvolvidos pelo banco nessa área é o Proac (Programa de Apoio Comunitário), que, entre outras atividades, edita livros que auxiliam no planejamento das escolas de ensino público de primeiro grau.
O banco já investiu R$ 6 milhões no projeto.
Matias afirma, porém, que o Itaú também não deve deixar de lado seu objetivo de popularização da marca.
Para isso, vai continuar mantendo uma cota de patrocínio na programação de futebol da Rede Globo -que garante inserções de propaganda durante a transmissão dos jogos.
Além disso, o banco continuará a fazer merchandising na novela das 20h. Personagens da novela "O Rei do Gado", como o representado pelo ator Antonio Fagundes (Bruno Mezenga), aparecem com frequência utilizando os serviços do Itaú.

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