São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 1997
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Dubar se renova e entra na produção de uísque

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Aos 84 anos, e há quatro num forte processo de reestruturação, a Dubar S/A Indústria e Comércio de Bebidas faz uma correção de rumo e inclui entre suas novas armas para ganhar mercado uma tradicional marca de uísque escocês.
Criada em 1913 como uma divisão de bebidas finas da Antarctica, a empresa se associou à Morrison Bowmore Distillers, uma destilaria escocesa fundada em 1789, para comercializar no Brasil o uísque Rob Roy.
A Dubar é controlada pelo grupo Antarctica, mas tem administração independente.
Coloca no mercado nacional 35 produtos atualmente e está reformulando todo o visual de sua linha de produção, segundo o diretor comercial, Geraldo Schreiner.
Com capacidade de produção de 1,8 milhão de litros por mês, a empresa entra no novo setor sabendo que a concorrência é grande.
Em busca de qualidade
Schreiner espera vender pelo menos 300 mil litros de uísque neste ano, uma participação pequena em relação aos 36 milhões de litros consumidos anualmente.
A estratégia da empresa é atacar da classe A à C. Essa última, diz ele, está mais exigente após o Plano Real e buscando produtos de melhor qualidade.
Assim como está havendo uma troca da pinga pela cerveja, ele espera uma transferência do consumo de pinga para o uísque.
Claive Vidiz, expert em uísque e considerado o maior colecionador mundial da bebida escocesa, diz que o consumo está crescendo rapidamente no país.
Investimentos das destilarias em propaganda e o aumento de poder aquisitivo após o Plano Real são os responsáveis pelo aumento, diz.

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