São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Insetos nas passarelas

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Casacas que imitam asas, golas adornadas com antenas, saias como carapaças de besouro e bolsas-joaninhas. Os insetos invadem o Phytoervas Fashion no próximo dia 19, na coleção da mais jovem participante do evento, a estilista Haryela Zacharias, 23 anos.
O evento, na 7ª edição, apresenta novos criadores de moda do Brasil em três dias de desfiles (18 a 20 de fevereiro). O zunzunzum acontece no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo, nove estilistas mostram suas coleções.
Haryela aparece com modelos alegres e criativos. "A idéia dos insetos foi um insight. Li numa matéria que são mais fortes, adaptáveis e resistentes que o homem."
Daí Haryela tirou a idéia de proteção, criando malhas pesadas e saias-carapaças com muito volume. Nada mais apropriado para o outono-inverno.
A estilista ainda transforma feltro e tafetá em longos vestidos cujas mangas ultrapassam os limites das mãos. "Elas são muito humanas para aparecer no desfile."
A cartela de cores inclui verde, amarelo, azul e vermelho. Sempre em companhia do preto. "É a cor dos insetos", explica.
O contraponto entre cor e preto faz parte da dualidade homem-inseto, que ainda confronta formas longilíneas e arredondadas.
O que promete ser o hit da coleção no quesito acessórios é a bolsa, em forma de joaninha, para a bunda (amarrada como cinto).
"A pessoa não precisa colocar na chapelaria quando for a um clube dançar. Além disso, se preferir, pode usar no ombro ou como bolsa de mão", conta a criadora.
Para incorporar as roupas, Haryela escolheu modelos bonitas, mas com "cara estranha". "Escolhi mulheres altíssimas, com olhos e bocas grandes." No casting, gente conhecida como Silene Zepter e Geanine Marques.
A trilha sonora segue tendência moderna, com música eletrônica. Mas não é só. Zumbidos, no melhor estilo abelha, vão invadir os ouvidos dos descolados.
"Conversei com o DJ Zé Pedro. Ele vai trabalhar a comicidade da coleção", diz Haryela, que, agora, enfrenta um corre-corre diário.
Haryela entrou no mundo fashion por acaso. "Há cinco anos, procurava emprego e acabei como assistente de desenvolvimento de produto de uma confecção."
Ela tomou gosto pela coisa e largou o curso de publicidade que fazia na época. Hoje, faz Senac-Esmod. "Há boas perspectivas para os profissionais de moda no país."
Acima de tudo, a estilista tem verdadeira paixão por desenhar. "Desde a adolescência passo grande parte do tempo criando com o lápis." No papel, suas mulheres têm "carão" de malvada ou fazem o estilo "bad girl".
Com talento e força de vontade, a garota, que admira Alexander MacQueen e Gaultier, promete fazer barulho com seu enxame.

A MTV vai transmitir flashes ao vivo do evento, que começa às 22h

Texto Anterior: Onde fazer e quanto custa
Próximo Texto: "Planeta legal! Ficaremos com ele!"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.