São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

'O Paciente Inglês' sai na frente na corrida para o Oscar

ADRIANE GRAU
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

Assim como era esperado, "O Paciente Inglês", do diretor Anthony Minghella, saiu na frente na corrida para o Oscar, com doze indicações ao prêmio.
O anúncio foi feito ontem na sede da Academia de Artes e Ciências de Hollywood pela atriz Mira Sorvino e pelo presidente da instituição, Arthur Hiller.
Também bem colocados estão "Fargo", dos irmãos Joel e Ethan Coen, com sete indicações, seguidos de um empate entre "Shine", do diretor australiano Scott Hicks, "Segredos e Mentiras", do inglês Mike Leigh, e "Jerry Maguire", cada um com cinco indicações.
Saul Zaentz, produtor de "O Paciente Inglês", disse esperar que o filme ganhe vários Oscar. "Este ano a disputa não está acirrada. Não há cinco concorrentes muito fortes. Foi um ano fraco em termos de produção", disse à Folha. Zaentz receberá um Oscar especial por sua carreira de produtor, que inclui filmes como "Amadeus" e "A Insustentável Leveza do Ser".
A cerimônia começou pontualmente às 5h38h (11h38 no Brasil) de ontem.Sorvino, que ganhou um Oscar de atriz coadjuvante no ano passado por "Poderosa Afrodite", chegou à academia às 5h30, vestindo um terninho da Hugo Boss. "Só aceitei acordar tão cedo porque estou filmando aqui em Los Angeles", brincou a atriz.
Quatorze entre os 20 indicados à premiação para atores e atrizes são novatos em Hollywood.
Na categoria de melhor ator, por exemplo, concorrem Tom Cruise, com a superprodução Jerry Maguire, e Billy Bob Thornton, que escreveu, dirigiu e atuou em "Sling Blade", produção de baixo orçamento da Miramax.
Três atrizes que investiram pesado este ano para concorrer ao Oscar ficaram de fora. Nem Madonna ("Evita"), nem Courtney Love ("O Povo Contra Larry Flint"), nem Nicole Kidman ("O Retrato de uma Mulher") aparecem entre as indicações. No caso de Kidman, é sua coadjuvante Barbara Hershey quem está entre as concorrentes ao prêmio.
Já Evita, a superprodução de Alan Parker, teve que se contentar apenas com indicações na área técnica, entre elas a de canção original "You Must Love Me", escrita especialmente por Andrew Lloyd Weber para Madonna.
Na categoria melhor filme estrangeiro, três dos indicados vêm das repúblicas da ex-União Soviética. O mais forte concorrente, no entanto, é o francês "Ridicule", de Patrice Leconte, vencedor do prêmio César. "Tieta", de Cacá Diegues, não foi indicado. "A gente concorre para entrar ou não entrar", disse Diegues à Folha por telefone de sua casa do Rio.

colaborou a Reportagem Local

Próximo Texto: Os principais indicados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.