São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio celebra missa para Paulo Francis

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Parentes e amigos participaram ontem à noite da missa de sétimo dia em memória do jornalista e escritor Paulo Francis.
Realizada na igreja do colégio Santo Inácio, em Botafogo (zona sul do Rio), a missa foi rezada pelo padre Luís Tarcísio de Araújo.
Abalada, a viúva do jornalista, Sônia Nolasco, chegou à igreja amparada por amigos. Durante a missa, ela teve várias crises de choro.
Francis morreu aos 66 anos no último dia 4. Ele sofreu um infarto em Nova York, onde morava desde o início da década de 70.
Assistiram à missa, entre outros, o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony, colunista da Folha, o jornalista Millôr Fernandes, o editor José Mário Pereira, o poeta Bruno Tolentino e o humorista Marcelo Madureira.
Cony falou da admiração que tinha por Francis. "Ele era educadíssimo. Um homem com educação antiga. Éramos amigos desde os anos 60. Paulo brigou muito, mas nunca em causa própria. Sempre por causas maiores", disse.
Francis foi aluno do Santo Inácio, conforme lembrou o padre durante o sermão. Ele estudou no colégio de 1941 a 45, sempre se destacando pelas boas notas obtidas.
Consultando o anuário do Santo Inácio, o padre contou às cerca de cem pessoas presentes à missa que Francis foi o aluno melhor colocado no curso de admissão (41) e na 1ª série ginasial (42), quando dividiu a condição de número um com o então colega de turma, Luciano Mendes de Almeida, hoje bispo católico.
O padre disse ainda que Francis ganhou medalhas e menções honrosas por bons desempenhos em religião, latim, inglês e história geral.
Francis exerceu a função de coroinha da igreja, afirmou Araújo.
"Diziam que era ateu, agnóstico. Não era bem assim. Lá no fundo do coração certamente ele era muito amigo de Deus", disse o padre.
Também estiveram na missa de sétimo dia amigos que Francis tinha no meio artístico, entre eles o ator José Lewgoy e a atriz Rosamaria Murtinho.
Jornalistas que trabalharam com Francis, como Carlos Leonam, Carlos Lemos e Danuza Leão, participaram da missa.

Texto Anterior: Nasce filho do cantor Michael Jackson
Próximo Texto: Chega de bumbum! Vamos encarar o Brasil de frente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.