São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resgate de menores deixa 3 mortos

MARCUS MONTEIRO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM VITÓRIA

Três pessoas morreram ontem durante uma tentativa de fuga de três adolescentes infratores da Unis (Unidade de Integração Social), em Cariacica, na Grande Vitória, Espírito Santo.
Na ação, que durou quase 12 horas -11 delas dentro de um ônibus de transporte urbano-, foram mortos um dos reféns e dois assaltantes que haviam invadido a unidade para libertar os adolescentes. Dois reféns e um assaltante saíram feridos.
A tentativa de fuga começou às 20h15 de quinta-feira, quando três assaltantes de banco trocaram tiros com dois policiais militares que faziam a guarda externa do instituto.
Os PMs foram rendidos e os invasores entraram e libertaram três adolescentes detidos no local.
Na saída, o grupo tentou tomar de assalto um Omega, mas desistiu com a chegada de reforço da PM. Nessa hora, o adolescente F.C.L., 16, conseguiu fugir.
Onibus e reféns
Os outros cinco criminosos invadiram então um ônibus da Viação Satélite que passava pelo local e dominaram cinco pessoas. Houve um primeiro tiroteio entre os fugitivos e os policiais.
Cerca de meia hora depois do confronto, um dos assaltantes que havia invadido o presídio se rendeu, ferido por três tiros. Ficaram dentro do ônibus dois menores fugitivos e dois assaltantes.
O auxiliar de escritório Janderson Flávio Oliveira Silva foi o primeiro refém a sair do ônibus. Ele conseguiu fugir à 1h30 de ontem, aproveitando um descuido.
Um novo tiroteio começou às 7h40, quando A.M.R., 16, e E.C., 16, resolveram se entregar. Segundo o cobrador Zaqueu dos Santos Neves -um dos reféns-, o assaltante Edson Gomes da Silva, 23, acusou os amigos de traição e começou a atirar.
Reação
Por megafones, a polícia pediu que os assaltantes suspendessem o fogo. Silva continuou atirando.
Segundo o cobrador, o refém Ademir Gegenheimer pegou uma arma caída no chão e passou a atirar em Silva. "Depois ele tentou me socorrer e foi baleado pelo ladrão. Ele me largou e foi até onde o bandido estava e deu um monte de tiros nele", afirmou Neves.
Policiais militares do 7º Batalhão e da Companhia de Choque dispararam então vários tiros em direção ao ônibus. Depois de invadirem o veículo, retiraram os feridos, que foram levados para o hospital São Lucas.
No tiroteio foram mortos o refém Ermar Luiz Rodrigues, 45, e os assaltantes Silva e Marcos Estevão.
Saíram feridos os reféns Gegenheimer, baleado nas nádegas e de raspão na cabeça, Luiz Agnaldo Ziquini, ferido no peito, e a assistente social Carmem Engring, baleada com um tiro de raspão na cabeça -funcionária que estava dando apoio à equipe policial.
Os três feridos foram operados e não correm risco de vida.
Com os assaltantes, a PM encontrou cinco revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380 e outra calibre 9mm.

Texto Anterior: Sete morrem na Rio-Belo Horizonte
Próximo Texto: Veja como foi a ação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.