São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Joãosinho Trinta pede que FHC "ouse e faça acontecer"

MÁRIO MOREIRA; DANIELA RIBEIRO
DA SUCURSAL DO RIO

O carnavalesco Joãosinho Trinta empunhou uma bandeira brasileira durante o Desfile das Campeãs, no Sambódromo do Rio, "para lembrar ao presidente Fernando Henrique Cardoso que ele ouse, que faça como o Big Bang, que faça acontecer".
O carnavalesco referia-se à teoria científica do Big Bang, segundo a qual o universo surgiu a partir de uma grande explosão -tese usada pela Viradouro, campeã do Carnaval do Rio, no enredo "Trevas! Luz! A Explosão do Universo".
A partir de certo momento do desfile, ontem de madrugada, Joãosinho empunhou a bandeira. Ele disse que o gesto tinha o sentido (figurado) de "segurar a bandeira do Brasil".
Joãosinho Trinta desfilou à frente da escola, recebendo uma grande ovação da platéia. Ele levou a bandeira sempre com a mão esquerda. Seu braço direito está paralisado desde julho, em consequência de uma isquemia cerebral.
O presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), Jorge Castanheira, disse à Folha que as escolas deverão este ano pôr em prática o antigo projeto de realizar um desfile no meio do ano. O desfile teria, segundo ele, um número de escolas inferior ao do Carnaval. As escolas não precisarão apresentar enredos nem sambas específicos. "Não daria tempo. Seria como uma micareta", disse.
A viabilização dependerá da concordância da Riotur, a empresa municipal de turismo.

Colaborou Daniela Ribeiro, free-lance para a Folha

Texto Anterior: Recurso em SP já é insuficiente, diz Guedes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.