São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim das férias traz congestionamento

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta os paulistanos a marcar compromissos com intervalos maiores e a sair com maior antecedência a partir de hoje, pois o tempo de viagem deve aumentar em cerca de 20%.
O início do ano letivo de 97 na maioria das escolas de São Paulo traz de volta hoje às ruas de São Paulo 250 mil carros.
As filas duplas em frente às escolas vêm se somar aos carros que fecham cruzamentos e às pessoas que estacionam em locais proibidos. Resultado: uma média de 140 km de congestionamento durante a tarde. Nas férias, apenas 90 km.
A CET implanta a partir de hoje a Operação Volta às Aulas. Os agentes vão fiscalizar o trânsito na porta de 117 escolas.
A CET vai implantar o mesmo esquema dos últimos anos: locais especiais para embarque e desembarque de alunos, Zona Azul livre por 15 minutos com o pisca alerta ligado, operação manual dos semáforos e a continuação da Operação Guincho, que rebocará os veículos estacionados em locais proibidos e de grande circulação.
Segundo o diretor de operações da CET, Luiz Carlos Cunha, os primeiros dias da volta às aulas são os piores. "Além de reuniões com os pais de alunos, o esquema de carona ainda não está combinado."
No fim-de-semana, um trecho da pista expressa da marginal Tietê, próximo à ponte do Limão, foi interditado devido a um afundamento. A pista foi liberada ontem.
A CET reativa hoje 11 faixas de tráfego reversíveis. A idéia é utilizar, nos horários de pico, uma faixa contrária da via no sentido em que a demanda de tráfego for maior.

Faixas reversíveis: ponte Jurubatuba (sentido bairro-centro, de manhã), ponte da Casa Verde (bairro-centro, de manhã, e centro-bairro, à tarde), ponte do Limão (bairro-centro, de manhã), viaduto Orlando Murgel (centro-bairro, à tarde), ponte do Piqueri (bairro-centro, de manhã, e centro-bairro, à tarde), viaduto Pires do Rio (centro-bairro, à tarde), ponte do Socorro (bairro-centro, de manhã), ponte João Dias (bairro-centro, de manhã) e ponte Eusébio Matoso (centro-bairro, à tarde).

Texto Anterior: Multas têm queda com Maluf
Próximo Texto: Joãosinho Trinta sugere que FHC 'faça como o Big Bang'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.