São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissoras de TV mudam programações

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de uma temporada de reprises, o ano novo começa a aparecer na TV. SBT, Globo, CNT e Bandeirantes mudam suas programações a partir de hoje.
A Globo volta a investir na tradição, tentando recuperar a audiência perdida com o horário de verão e o período de férias.
A partir de hoje à noite, o "Jornal Nacional" volta para o horário das 20h, sem nenhuma mudança em seu conteúdo editorial. Lillian Witte Fibe e Willian Bonner continuam apresentando o telejornal.
As novelas também retornam para seus horários tradicionais: "Anjo de Mim", às 18h, "Salsa e Merengue", às 19h, e a nova novela das oito, "A Indomada", às 20h30.
A emissora funciona em sistema de grade -o programa que vem antes alavanca a audiência do próximo. Por isso, a Globo aposta também nas mudanças no enredo de "Salsa e Merengue" para aumentar o Ibope do "JN".
Apesar das alterações de horário, os novos programas da Globo só chegam às telas em abril.
A grande novidade está na rede CNT. A emissora coloca no ar cinco novelas mexicanas: "Alcançar uma Estrela", "Coração Selvagem", "Império de Cristal", "Simplesmente Maria" e "Prisioneira do Amor".
Com sua associação à Televisa, do México, a CNT fecha quase cinco horas com dramaturgia, das 17h50 às 23h, cortada apenas pelo "CNT Jornal", das 21h às 21h30.
"A capacidade da Televisa de produzir novelas é indiscutível. Seus produtos fazem sucesso em todos os lugares", diz Flávio Martinez, 45, vice-presidente de operações da rede CNT.
A CNT tem acordo de exclusividade com a Televisa por cinco anos, renováveis por mais cinco. Além das novelas, a associação também rendeu frutos para o jornalismo da emissora.
O "CNT Jornal" vai contar com o noticiário internacional do canal Eco, uma espécie de CNN mexicana. Além disso, o telejornal da CNT ganha duas transmissões diárias no canal Eco.
Bandeirantes e SBT
A Bandeirantes também mexe em sua programação. Paulo Henrique Amorim, ex-correspondente da Globo em Nova York, ancora o novo "Jornal da Band", que estréia hoje às 20h.
Amorim quer fazer um jornal "competitivo e de qualidade". Para ele, não há problemas em bater de frente com o tradicional "JN".
"O Brasil não pode ter esse monopólio. O 'Jornal Nacional' não é o dono do horário", diz.
Segundo Amorim, a faixa das 20h é muito boa. "É o horário tradicional de notícias, desde os tempos do rádio."
A exemplo da Globo, a nova programação do SBT está prevista para abril, mas a emissora de Silvio Santos promove algumas mudanças hoje. A faixa das 21h30 fica com a linha de shows, jogos da Copa do Brasil e seriados.
"Algumas alterações são resultado de pesquisas. A grande maioria delas é da experiência e da intuição da nossa comissão artística", diz Luciano Callegari, superintendente artístico e operacional da emissora.
A novela "Dona Anja" passa a ter só uma exibição, às 20h30, concorrendo diretamente com a global "A Indomada".
Para Callegari, o horário não deve comprometer a audiência da produção. "Nada se consegue a curto prazo. É necessário insistir na competição."
Na quinta-feira, o SBT lança "Maria do Bairro", às 19h45, no lugar de "Marimar", ambas produzidas pela Televisa.
Para substituir "Maria do Bairro", o SBT prepara a adaptação do texto argentino "Pérola Negra".

Texto Anterior: Claudia Liz vai desfilar Segreto
Próximo Texto: CNT lança mexicanas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.