São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laguna tem ar senhoril

AZENI PASSOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pinhos e palmeiras adornam a cidadezinha de La Laguna, a 10 km de Santa Cruz, construída em pleno vale de Aguere.
Até o século 18, a cidade era a capital de Tenerife.
Fundada em 1496 por Alonso Fernández de Lugo, São Cristóvão de la Laguna (nome original) conserva seu ar senhoril em cada esquina de suas ruas e praças.
Oferece um conjunto arquitetônico de categoria: a catedral, com bela fachada neoclássica; o palácio episcopal, do século 17; a igreja da Concepción, do século 16, e o convento de São Francisco, onde é venerado o Cristo de la Laguna.
A 500 metros abaixo do nível do mar, La Laguna é a sede da universidade da região, com intensa atividade cultural e estudantil.
O melhor ponto de partida para visitar Laguna é a tranquila praça do Adelantado, um bonito recanto para descansar depois de muitas caminhadas.
Jardim
Puerto de la Cruz foi a primeira cidade turística das Canárias. É ainda o maior centro turístico das ilhas e é conhecida como uma "cidade-jardim".
Antigo porto de La Orotava -onde viviam pescadores-, hoje é o principal porto marítimo de exportação das Canárias.
A cidade é bem servida por hotéis de luxo, restaurantes, butiques e bazares.
Desde que foi inaugurado, em 1972, o parque Loro atrai visitantes. É uma das principais atrações de Puerto de La Cruz.
Trata-se de um zoológico, encravado num jardim tropical de 120 mil m2, onde vive a maior coleção de papagaios do mundo, com mais de 300 espécies.
No parque, há uma autêntica selva em miniatura, com lobos-marinhos, gorilas, répteis e um túnel subaquático. Tudo artificial.
O jardim botânico foi fundado em 1792 com a intenção de cultivar plantas tropicais e subtropicais trazidas principalmente da América e da Ásia e merece ser visitado pelo espírito de preservação dos canarinos.
Outro lugar muito frequentado é o complexo do lago Martiánez, parque marítimo projetado por César Manrique.
(AP)

Texto Anterior: Árvore milagrosa integra tour
Próximo Texto: Vulcões expelem mistérios no Teide
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.