São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os principais pontos do relatório

A tendência é adotar uma regra de transição para garantir aposentadoria por tempo de serviço apenas para os trabalhadores que contribuem há mais de 30 anos. Os demais terão de se aposentar por idade

O relator, senador Beni Veras (PSDB-CE) negociou com o ministro da Previdência, Reinhold Stephanes, uma fórmula baseada nos anos de contribuição. Por enquanto, a fórmula é a seguinte:
- quem contribui há 30 anos terá de trabalhar mais 10 anos antes de se aposentar, ou seja, após 40 anos de contribuição (e não 35, como é atualmente)
- quem já contribui há 31 anos poderá se aposentar com 39 anos de contribuição
- quem já contribui há 32 anos, com 38 anos de contribuição
- quem já contribui há 33 anos, com 37 anos de contribuição
- quem já contribui há 34 anos, com 36 anos de contribuição
- quem já contribui há 35 anos tem seus direitos totalmente garantidos, podendo aposentar-se imediatamente (seguindo as regras atuais)

O maior problema de Beni Veras é encontrar uma forma de desvincular a remuneração dos inativos com o salário dos trabalhadores que estão na ativa, sem que as pensões e benefícios percam seu valor real

Texto Anterior: Relator propõe transição
Próximo Texto: Governo muda licitações por meio de MP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.