São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
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TAM espera laudo para comentar

DA REPORTAGEM LOCAL

A TAM informou que não vai se pronunciar sobre a ação de indenização na Justiça enquanto não for divulgado o laudo oficial da Aeronáutica.
A informação foi dada à reportagem da Folha no início da tarde de ontem pelo assessor da presidência, Paulo Pompílio.
O relatório sobre o acidente está sendo elaborado por um grupo de técnicos da Aeronáutica, acompanhados por representantes da TAM. O laudo, cujo prazo inicial de entrega era 31 de dezembro, deve ficar pronto dentro de 20 dias.
A demora deve-se a testes que ainda estão sendo feitos na sede da Fokker, na Holanda, e outros que serão feitos no CTA (Centro Técnico Aeroespacial), da Aeronáutica, em São José dos Campos.
Segundo apurou a Folha, o relatório deve apontar várias falhas, de origem material (falhas elétricas, mecânicas e de projeto) e operacional (falha do piloto).
Entre as falhas materiais, já se sabe que houve problemas no reverso do motor, uma espécie de marcha à ré da turbina, que entrou em funcionamento durante a decolagem, desestabilizando o avião.
O acionamento indevido teria sido causado por uma falha no sistema elétrico que põe o reverso em funcionamento.
Esse primeiro defeito foi seguido por falhas de componentes e do projeto, que permitiram que a falha causasse a queda. A turbina é fornecida à Fokker pela Rolls-Royce, que recebe os componentes de várias companhias.

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