São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks reformulará linhas de montagem

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A Volkswagen anunciou ontem que vai reformular a linha de montagem de suas fábricas de São Bernardo e Taubaté (SP) até o final de 1998.
A empresa pretende introduzir, gradativamente, 178 "células de produção" nas duas plantas.
Na prática, a maior mudança é a descentralização da produção. Cada célula agrupa de 50 a 60 trabalhadores, que, coordenados por líderes eleitos, tornam-se responsáveis pelo trabalho em um determinado setor.
"Essas células irão modernizar a linha de montagem, racionalizando a fabricação de veículos e dando maior estímulo ao trabalho", afirma o diretor de Recursos Humanos da Volks, Fernando Perez.
Segundo ele, as células funcionarão como mini empresas dentro da fábrica. Dentro de um orçamento preestabelecido, os trabalhadores definem a divisão do trabalho e a melhor maneira de atingir metas de produção.
Produção mais eficiente
O diretor afirmou que o resultado será a "humanização" da linha de produção.
"Se um trabalhador tem uma idéia para melhorar o trabalho no setor de fundição, por exemplo, ele conversa diretamente com o líder do seu grupo. Com a melhora do ambiente de trabalho, a produção deverá tornar-se mais eficiente", disse.
Atualmente, estão em funcionamento 15 células na fábrica de São Bernardo e 4 na de Taubaté. Até o final do ano, cerca de cem estarão em funcionamento no total.
A planta de São Bernardo, com 23 mil trabalhadores, produz e monta componentes e motores para os modelos da marca.
A de Taubaté, com 6.700 trabalhadores, monta os modelos Gol e Parati.

Texto Anterior: O Real para japonês tem dois pecados
Próximo Texto: Bolsa paulista subiu 0,23% na semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.