São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gênero se transforma em negócio

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Com o sucesso do Festival de Parintins, os bumbás Garantido e Caprichoso estão se organizando e adotando estratégias comerciais.
O maior objetivo dessas "empresas" é financiar a apresentação dos bumbás. O espetáculo deste ano está orçado por cada agremiação em R$ 1,5 milhão.
Há dois anos, parte do festival é patrocinado pela Coca-Cola. A empresa ganha, assim, o direito de ornamentar as galeras (torcidas).
Desde o ano passado, os bumbás também registraram seus nomes e suas logomarcas. A do Garantido é um coração e a do Caprichoso, uma estrela.
Também fazem parte do "negócio" do boi o Bar do Boi, do Caprichoso, e o Curral do Boi, do Garantido, em Manaus.
Os dois bumbás já estão instalando filiais dos currais em Belém (PA). O Caprichoso também terá um curral em Santarém (PA) e negocia a venda dos direitos do nome para um empresário do Rio. A diretoria do Garantido estuda a idéia de criar uma franquia do curral para outras capitais do país.
(AM)

Texto Anterior: Bandas de boi-bumbá se multiplicam
Próximo Texto: Discos de 1997 saem em abril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.