São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Cheiro de pizza; Pista livre; Mudança de guarda; Conexão policial; Dificuldades à vista; Tartaruga ecológica; Olho externo; Reforço oriental; Mistério de além mar; Não deu certo; Recuo tático; Declaração de guerra; Revolta na base; Desculpa de ocasião; Volta às origens; Visita à Folha

Cheiro de pizza
ACM está sendo pressionado pelo PFL a por um freio na CPI dos Precatórios. Os pefelistas, de dentro e de fora do governo, acham que falta muito pouco para a comissão se tornar uma CPI do sistema financeiro.

Pista livre
Os senadores do PMDB garantiram a FHC que a emenda da reeleição deve tramitar sem turbulências no Senado. Inclusive com o apoio da bancada, que esteve rebelada até a eleição de ACM para a presidência da Casa.

Mudança de guarda
O coronel Sérgio Sparta deve deixar a chefia da segurança do Planalto, função que ocupa desde o governo Itamar. Andou batendo cabeça com inquilinos importantes da Presidência.

Conexão policial
O Itamaraty vai criar o cargo de adido policial nas embaixadas. A idéia, defendida pela Justiça, é malvista pela diplomacia. Roma receberá o primeiro adido. Washington, o segundo.

Dificuldades à vista
Atendendo a um pedido do PT, Michel Temer deve colocar em votação somente em abril o projeto que prevê a união civil homossexual. O partido quer fazer uma campanha para vencer resistências à proposta.

Tartaruga ecológica
Com quase cinco anos de atraso, FHC assina amanhã decreto criando a Comissão da Agenda 21 de Desenvolvimento Sustentável, decidida na ECO-92.

Olho externo
Paulo Renato (Educação) deve ligar para Paulo Bernardo (PT-SP) e pedir que ele indique alguém para acompanhar a compra de 100 mil micros. "Ficarei mais tranquilo e seguro."

Reforço oriental
A Caemi, segunda maior mineradora do país, entrará no leilão da Vale do Rio Doce. Mesmo mal das pernas, o grupo que gere o projeto Jari e extrai manganês no Amapá entra na disputa associada à empresa japonesa Mitsui.

Mistério de além mar
Aos amigos que ligaram para saber se vai para a coordenação política do governo, o embaixador Jorge Bornhausen disse que seu compromisso com FHC é ficar em Lisboa até o final do ano.

Não deu certo
Deputados do PPB, liderados por Wigberto Tartucce (DF), tentaram conseguir o apoio de Maluf à candidatura de Mário Cavallazzi a líder do partido.

Recuo tático
A oposição vai pegar leve na votação do 2º turno da reeleição, prevista para hoje. A idéia é tentar excluir governadores e prefeitos no Senado, onde está a maioria dos candidatos para 98.

Declaração de guerra
Em recente reunião da Executiva do PFL, Affonso Camargo (PR) propôs que o partido tome os dois lugares que o PTB tem no governo (Trabalho e Agricultura). "Por que Minas tem que ter dois ministros?", perguntou.

Revolta na base
Depois da rasteira que o Planalto passou em José Aníbal, o nome de Franco Montoro voltou a ser cogitado para a liderança tucana na Câmara. Seria o único capaz de competir com as atropeladas de Sérgio Motta.

Desculpa de ocasião
Michel Temer já tem um argumento pronto para rejeitar o DVS (destaque para votação em separado) da reeleição de prefeitos e governadores. Se ela não passasse, haveria um vácuo sobre o assunto na Constituição.

Volta às origens
O presidente do Cebrap, José Arthur Giannotti, volta este semestre à USP, da qual se aposentou em 84. Para um curso de pós-graduação sobre Marx, que ele começou a estudar junto com o amigo FHC na década de 50.

Visita à Folha
O ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro (PT) visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do secretário de Relações Exteriores do PT, Marco Aurélio Garcia.
*
O cônsul-geral da Argentina em São Paulo, Guillermo Hunt, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
De Esperidião Amin (PPB-SC), sobre a suposta remessa de dinheiro do escândalo dos precatórios para o exterior:
- Agora dá para entender porque o governador Paulo Afonso (PMDB-SC) já viajou cinco vezes para a Suíça.

E-mail: painel@uol.com.br

Próximo Texto: Agora é tarde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.