São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Palmeiras-97 supera o 'dream team'

DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras, que começou o Paulista-97 cercado de críticas pela desclassificação no Torneio Rio-São Paulo, já tem uma média de gols superior ao do time que conquistou o Paulista-96, com o melhor desempenho da história do torneio e foi considerado um verdadeiro "dream team" (time dos sonhos) pelos torcedores.
Depois de quatro rodadas, o time tem a média de 4 gols por jogo, com 16 gols marcados no total.
O Palmeiras encerrou o Paulista-96 com a média de 3,4 gols, atingindo a impressionante marca de 102 gols marcados em 30 jogos no torneio.
Se descontarmos o primeiro jogo do Palmeiras no Paulista-97 -o empate em 1 a 1 contra o São José, em que toda a equipe foi criticada pelo técnico do time, Márcio Araújo- a equipe tem a média de cinco gols por jogo.
Guarani e São Paulo são as duas equipes que "perseguem" o Palmeiras no quesito média de gol. Os dois times têm o aproveitamento médio de três gols por jogo.
A explicação para o desempenho do Palmeiras é a eficiência de seus jogadores nos arremates.
Segundo levantamento do Datafolha, o time tem a melhor média de finalizações certas no torneio: 8,5 por jogo.
O Palmeiras também possui os dois principais artilheiros da competição: Viola e Luizão.
Luizão já marcou seis gols no torneio. Viola fez cinco gols.
"Estamos trabalhando para melhorarmos a nossa eficiência", disse o atacante Luizão.
No início do campeonato, o técnico Márcio Araújo chegou a afirmar que não poderia escalar os dois jogadores ao mesmo tempo, já que um tinha problemas táticos (Viola) e o outro, físicos (Luizão).
Aproveitamento
O Palmeiras já conquistou 85,3% dos pontos disputados neste Paulista. A equipe do ano passado obteve o aproveitamento de 92,2% dos pontos.
Os grandes destaques do time são o lateral-direito Cafu, o meia-atacante Djalminha, o lateral-esquerdo Júnior e o atacante Viola.
Esses jogadores são os responsáveis pela grande parte das jogadas do time. Em média, cada um deles recebe mais de 40 bolas por jogo, segundo o Datafolha.
O mais acionado é Júnior, com 43 bolas por jogo. Cafu e Djalminha recebem, em média, 42 bolas. Viola é "presenteado" com 40 bolas por partida.
Outro destaque do Palmeiras é o meia defensivo Leandro. O jogador tem o melhor desempenho de passes certos na equipe: 92,7%.
Na média, Leandro faz 19,5 desarmes por partida. No clássico contra a Lusa (4 a 1), o jogador anulou o atacante Rodrigo, revelação do Brasileiro-96.

LEIA MAIS sobre o Campeonato Paulista na pág. 3-13

Próximo Texto: Lusa faz 'exibição' pela Copa do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.