São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Mostrando os dentes; Leão de novo; Trégua anunciada; Conversa a dois; Pagando para ver; Café pequeno; Não valeu nada; Entrou areia; Carta na manga; Dinheiro vivo; Gula tucana; Filho pródigo; Casa dividida; Páreo socialista; Socorro externo; Primeira tia; Visita à Folha

Mostrando os dentes
ACM subiu de tom com o Planalto. Em telefonema a FHC, exigiu providências radicais contra os sem-terra do MST e os ruralistas da UDR. Ou ele mesmo é capaz de tomar as rédeas do assunto a partir do Senado.

Leão de novo
ACM recuperou a velha forma. Em conversas ontem com amigos disse que não é o PFL que procura o poder. "Nós é que somos procurados". E mais: o PFL vai tomar o poder porque quer e tem legitimidade para isso.

Trégua anunciada
Em jantar segunda com Odelmo Leão, Amin e Delfim, Maluf disse que, depois da reeleição e das recentes manifestações governistas da bancada, "não há por que não voltar a uma relação amistosa com FHC".

Conversa a dois
FHC deve procurar Paulo Maluf nas próximas 24h.

Pagando para ver
Paulo Maluf nega que tenha amolecido com o governo FHC porque sua administração está na mira da CPI dos Precatórios. "Não recebo recados. Podem investigar, não vão achar nada".

Café pequeno
Motivo para o desprezo de Luís Eduardo pelo ministério: o ex-presidente da Câmara acha que o governo é fraco, não tem dinheiro para obras e, no final, sairia de lá menor do que entrou.

Não valeu nada
Maldade pefelista: o jantar em que a ida de Jorge Bornhausen para a coordenação política do governo foi articulada não contou com a participação de ACM.

Entrou areia
Sílvio de Abreu (MG) ameaça a eleição de Miro Teixeira (RJ) para a líder do PDT na Câmara.

Carta na manga
A curtíssimo prazo, FHC pensa em nomear apenas o substituto de Nelson Jobim no Ministério da Justiça. Transportes fica para depois. O Planalto vai primeiro avaliar a tramitação da reeleição no Senado.

Dinheiro vivo
Divaldo Suruagy (AL) liberou ontem R$ 45 mil (ajuda de custo e verba de gabinete atrasados há três meses) para cada um dos 27 deputados estaduais. Eles devem votar na semana que vem o impeachment do governador.

Gula tucana
O PSDB quer ter, até amanhã, a 2ª maior bancada da Câmara, superando o PMDB. Isso poderia dar ao partido o direito de ficar com a Comissão de Constituição e Justiça. O PFL deve ficar com a das Comunicações.

Filho pródigo
Se o PSDB conseguir a CCJ na Câmara, a presidência pode ir para Almino Affonso. "É desde já o meu candidato para o cargo", diz o secretário-geral Arthur Virgílio. Nélson Marchezan (RS) também está cotado.

Casa dividida
Iris Resende (GO) pediu o apoio do líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), para sua candidatura ao ministério. Geddel respondeu que seu compromisso é com os deputados e não com os senadores.

Páreo socialista
Há briga pela liderança do PSB na Câmara, posto de Fernando Lyra (PE), com problemas de saúde. Arraes apóia Pedro Valadares (SE). A maioria da bancada, Alexandre Cardoso (RJ).

Socorro externo
A Comissão de Familiares de Desaparecidos Políticos vai recorrer à OEA para pressionar a Unicamp e o governo paulista a fazer o reconhecimento das ossadas descobertas em Perus, que estão arquivadas desde 1990.

Primeira tia
Sem nenhum segurança por perto, Ruth Cardoso almoçou ontem, com cinco mulheres, no restaurante Spot, frequentado por artistas paulistanos. Conhecida da casa, ela é chamada pelas garçonetes de "tia Ruth".

Visita à Folha
O cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Vladimir V. Avrorski, visitou anteontem a Folha.

TIROTEIO
De Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), sobre o anúncio de que a Receita Federal vai investigar quem financia a marcha dos sem-terra para Brasília:
- Depois de levar bala, os sem-terra são vítimas do Leão, que deixa os colarinhos brancos para morder o pescoço dos que lutam pela reforma agrária.

E-mail: painel@uol.com.br

Próximo Texto: Terrorismo verbal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.