São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação em SP mantém ritmo de queda

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A taxa de inflação manteve tendência de queda em São Paulo, caindo para 0,12% na terceira quadrissemana deste mês. A taxa vem caindo desde a segunda quadrissemana de janeiro.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que considera a terceira quadrissemana como a comparação média dos preços dos últimos 30 dias terminados em 21 de fevereiro com a média dos 30 anteriores.
A inflação vai continuar caindo até o final do mês, mas em ritmo menor. A previsão é de Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe. Para ele, a taxa deve ficar entre 0% e 0,10%.
Os alimentos -principais itens de pressão para a derrubada da taxa nas últimas semanas- já estão com queda menor, à exceção dos "in natura", que tinham subido muito em janeiro.
Segundo a Fipe, a queda menor nos preços dos semi-elaborados ocorreu devido às carnes. O produto começa a refletir no varejo as recentes altas de preço no atacado. O arroba de boi gordo está sendo negociada a R$ 26 no campo, preço semelhante ao de outubro passado, quando a oferta do produto era menor devido à entressafra.
Alimentos
Já os alimentos industrializados voltaram a subir devido à continuidade de pressão dos preços do café. O produto teve reajuste médio de 13,2% nos últimos 30 dias e foi o segundo maior item de peso na composição do índice. Do 0,12% da taxa da terceira quadrissemana, 0,08 ponto percentual veio do café.
A concentração de reajustes de contratos de aluguel neste período do ano continua influenciando a taxa média de aumento do setor de habitação, que teve alta de 0,44% na terceira quadrissemana. Os aluguéis subiram 1,82% no período.
No setor de transporte, as promoções de combustíveis continuam derrubando a taxa de variação do setor. Na terceira quadrissemana a gasolina caiu 0,59%.

Texto Anterior: Esquenta a disputa pela Açominas
Próximo Texto: Setor de chocolates prevê crescer até 13%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.