São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Pop' chega às lojas na próxima semana

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 3 de março chega às lojas de todo o mundo "Pop", o novo disco do grupo irlandês U2. A banda não lançava disco de carreira desde 93 -o último foi "Zooropa"- e já vendeu 70 milhões de cópias ao redor do mundo.
O novo disco foi distribuído ontem à noite à imprensa, que participou de uma audição do CD em dois clubes noturnos, um em São Paulo e outro no Rio.
A música "Discothèque", que abre o disco de 12 músicas de uma hora de duração, foi lançada como um single no início do mês. Em uma semana, "Discothèque" se tornou o single mais vendido da banda na Inglaterra.
No clipe, o vocalista Bono Vox, o baixista Adam Clayton, o baterista Larry Mullen e o guitarrista The Edge aparecem vestidos como alguns integrantes do grupo norte-americano de discoteca Village People, com roupas de motoqueiro, caubói, policial e marinheiro.
"Discothèque" traz um sample de "Fame", do Freeform. Outras três músicas de "Pop" também tem samples.
A sexta faixa do disco "Last Night on Earth" utiliza trechos de "Traira Boia", uma composição do percussionista brasileiro Naná Vasconcelos.
Não é o único sample estranho ao universo do grupo, usado no disco. A faixa que fecha pop, "Wake Up Dead Man", usa trechos da música "Basrodna Nevesta", do grupo Mistério das Vozes Búlgaras. Em "The Playboy Mansion", a música sampleada é "You Show Me", dos The Byrds.
O produtor do novo disco do U2 é Flood, que começou trabalhando com New Order e gravou com Depeche Mode, Smashing Pumpkins e PJ Harvey.
Ontem também foram confirmadas as datas da turnê do grupo. Os shows começam em Las Vegas (EUA) no dia 25 de abril. As datas de 98, que incluem o Brasil, ainda não foram definidas. No próximo ano, além do Brasil, o grupo deve se apresentar na Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Japão e Sudeste da Ásia.

Texto Anterior: A arte sempre foi engajada
Próximo Texto: Menem acha trecho de "Evita" excelente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.