São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados aprovam projeto de imigração

Texto agora volta para o Senado

BETINA BERNARDES
DE PARIS

Os deputados franceses aprovaram ontem, com 113 votos a favor e 61 contra, o projeto de lei sobre imigração do ministro do Interior, Jean-Louis Debré. O texto agora volta ao Senado para ser analisado.
Protestos contra o projeto reuniram 100 mil pessoas em passeata no último sábado em Paris e outras 30 mil na terça-feira. O movimento foi liderado por cineastas, escritores e intelectuais.
Associações que são contra o texto convocaram uma nova manifestação para 9 de março, dois dias antes do exame pelo Senado.
Os cineastas decidiram se retirar da coordenação dos protestos, embora continuem insatisfeitos com o projeto.
O texto recebeu duas emendas dos deputados.
O artigo 1º, que suscitava mais polêmica, determinava que o anfitrião que recebesse um estrangeiro vindo de um país em que há exigência de visto para entrar na França (como é o caso da maioria dos países da África e Ásia) deveria comunicar a partida de seu hóspede à prefeitura.
A emenda modificando esse artigo determina que é o próprio estrangeiro que deve comunicar sua saída da França. A comunicação será feita à polícia.
Uma outra emenda diz que não podem ser expulsos estrangeiros morando na França que tenham "patologia grave necessitando de tratamento médico cuja interrupção traga consequências de gravidade excepcional".
O projeto aprovado autoriza a retenção de passaportes de estrangeiros em situação irregular e a tomada de impressões digitais de estrangeiros não-europeus que peçam uma "carte de séjour" (carteira de permanência na França).
Os deputados adotaram também uma disposição que havia sido suprimida na primeira passagem pela Assembléia e restabelecida na primeira leitura no Senado.
O estrangeiro não-polígamo que provar que vive na França há mais de 15 anos terá direito a uma "carte de séjour" temporária.

Texto Anterior: Realeza britânica entra na Internet
Próximo Texto: EUA duplicaram embrião humano em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.