São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tuma lacra cofre e pede prisão de Ramos

DA REPORTAGEM LOCAL

O senador Romeu Tuma (PFL-SP), coordenou ontem a lacração do cofre vinculado à conta no Banespa de Wagner Baptista Ramos, ex-coordenador da Dívida Pública da Prefeitura de São Paulo.
O cofre será levado à Receita Federal e poderá ser aberto apenas na segunda-feira. Tuma, que realizou a operação com auxílio da Polícia Federal no final da tarde de ontem, não viu o conteúdo do cofre.
O senador disse ontem que pedirá ao relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos títulos públicos, Roberto Requião (PMDB-PR), que viabilize a prisão preventiva de Wagner Ramos.
"O Wagner é o cientista por trás da organização das operações irregulares e tem as informações necessárias para se resolver o caso", afirmou o senador.
Ele disse que a CPI teme tomar alguma atitude precipitada. "Não podemos correr o risco de cometer alguma ilegalidade, o que comprometeria todo o nosso trabalho".
Ele também estudou a possibilidade de usar contra Ramos penas previstas na legislação sobre funcionalismo público, que prevê ressarcimento de danos sofridos pelas administrações públicas.
Tuma disse que as diligências realizadas pela Polícia Federal em cinco empresas na quinta-feira e ontem tiveram pouco sucesso, pois elas não funcionavam nos endereços em que estão registradas na Junta Comercial de São Paulo.
A PF procurou as empresas Sabra, Hannover, Tradetronic, Ianes e CQJR. Quatro não foram localizadas. O contador da empresa Tradetronic, Pedro Sales Florêncio, foi ouvido em depoimento secreto.
O delegado da PF que coordena as operações em São Paulo, João Carlos Abraços, pediu à Telesp a quebra de sigilo telefônico de várias pessoas envolvidas com as empresas, mas não revelou nomes.
O senador também pretende investigar uma sócia da empresa Tradetronic, Cláudia Mammana. Ela seria mulher de Pedro Mammana, a pessoa que apresentou o dono da IBF Factoring, Ibraim Borges Filho, à empresa Split, uma das principais envolvidas nas negociações com títulos públicos.

Texto Anterior: PF rastreia cheques do Dimensão
Próximo Texto: Pitta se diz surpreso com saída de Neiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.