São Paulo, sábado, 1 de março de 1997
Texto Anterior | Índice

Bolsa sobe 1,3% apesar do pessimismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do pessimismo do mercado nos últimos dias, a Bolsa de Valores de São Paulo conseguiu ainda encerrar a semana em alta. O Ibovespa, índice que acompanha as ações mais negociadas, fechou com valorização de 1,3%.
O desempenho da Bolsa ficaria, na verdade, negativo, não fossem algumas operações na última hora do pregão de ontem, que inverteram a tendência do índice.
Na mínima do dia, o Ibovespa estava caindo 1,04% com relação ao fechamento do dia anterior.
Na semana anterior, o desempenho do mercado paulista de ações foi ainda pior -registrou alta inferior a 0,5%.
Câmbio
O Banco Central realizou ontem novo leilão de spread, redefinindo a minibanda da variação do dólar comercial, a faixa informal em que as cotações da moeda norte-americana podem oscilar sem que o BC interfira no mercado.
Desde ontem, o dólar pode oscilar livremente na faixa de R$ 1,0510 a R$ 1,0560.
Nova York
A Bolsa de Valores de Nova York encerrou a semana sem conseguir se recuperar das declarações do presidente do banco central dos EUA, Alan Greenspan.
Para Greenspan, os investidores norte-americanos de Wall Street estão exageradamente otimistas.
Ele acenou com a possibilidade de alta dos juros, o que retiraria recursos do mercado de ações e reduziria os lucros das empresas.
O problema, de acordo com o depoimento de Greenspan ao Senado, não é exatamente de ordem econômica. Ocorre que a economia norte-americano tem convivido com indicadores extremamente favoráveis -altas taxas de crescimento e inflação sob controle.
Porém os preços das ações negociadas no mercado nova-iorquino subiram muito mais que os resultados das empresas.
Ou seja é esse "'descolamento" de Wall Street que preocupa as autoridades do Federal Reserve.
E parece que o mercado entendeu o recado: ontem, pelo terceiro dia consecutivo, os preços terminaram o dia em queda.
No fechamento, o Dow Jones, índice que acompanha as ações mais negociadas, estava em 6.877,4 pontos, o que significa queda de 0,7% com relação ao fechamento do dia anterior.

Texto Anterior: Exportadores vão a Malan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.